Hoje em dia é comum vermos diversos dispositivos móveis substituindo sem perda alguma o uso de computadores, sendo possível executar diversos tipos de tarefas que antes ficavam restritas ao uso do PC. Em grande parte isso se deve ao uso de uma plataforma aberta, como o Android, que através de seus inúmeros aplicativos disponíveis na Play Store, transforma seu smartphone ou tablet em uma completa central de tarefas.

Veja também: 10 aplicativos grátis para iPhone

Por isso, hoje preparamos para você uma seleção com os 10 melhores aplicativos gratuitos que não podem faltar no seu Android.

Confira a lista:

Gerenciador de Arquivos -

Astro File Manager

O ASTRO File Manager é o melhor gerenciador de arquivos que pode ser encontrado para o Android, permitindo gerir com facilidade todos os arquivos e pastas que você possui em seu aparelho, além de permitir que você acesse uma rede local para conferir os arquivos de outro aparelho ou em uma rede Windows. Com o aplicativo ainda é possível extrair e criar arquivos .ZIP.

Uma das grandes vantagens do ASTRO é a possibilidade de sincronizar com seu serviço de armazenamento na nuvem preferido, como Skydrive, Box, Google Drive, Dropbox e até mesmo Facebook. O aplicativo ainda conta com um Task Killer e um Gestor de aplicações.

Produtividade -

Evernote

Evernote é um aplicativo simples e fácil de usar, que o ajuda a manter-se organizado, permitindo que você salve tudo o que lhe for importante. O aplicativo permite que você tome nota, capture fotos, grave lembretes de voz, tornando tudo muito mais inteligente.

O Evernote ainda permite que você compartilhe suas notas com meios sociais e também sincronize os lembretes com outros dispositivos, como computadores ou tablets, auxiliando na organização de tarefas com um excepcional sistema de classificação de notas.

Editor de imagens -

Snapseed

O Snapseed é um dos mais completos editores de imagem gratuito que você vai encontrar para seu Android, sendo capaz de transformar uma simples foto em uma imagem extraordinária, com diversos efeitos na ponta dos seus dedos, e tudo isso com excelente qualidade.

Sua grande facilidade de uso permite que qualquer pessoa possa aprimorar, transformar e compartilhar fotos, utilizando recursos avançados, além contar com integração com o Google+.

Rádio -

TuneIn Radio

O TuneIn Radio apresenta uma nova maneira de ouvir rádio em seu Android, dispondo de milhares de rádio gratuitas para você ouvir de onde quiser, além milhões de shows, podcasts e programas gravados, acessados facilmente na tela do seus dispositivo.

A nova versão do aplicativo traz uma nova tela Live que exibe a capa do álbum e o nome da música que está tocando. O aplicativo ainda conta com uma agenda online, que notifica você quando seu evento preferido ao vivo irá começar.

Com a nova versão ainda é possível compartilhar músicas e rádios diretamente com seus círculos do Google+. Este é um dos aplicativos que não podem faltar no seu gadget.

Comunicação -

Hangouts

O Hangouts veio para substituir o Google Talk, e mais, trouxe diversas funcionalidades para os usuários, como troca de mensagens de texto, multimídias, e até videoconferência em grupo.

Uma da vantagens do Hangouts é a possibilidade de conversar com pessoas independente do aparelho que possuam, seja um em smartphone com Android, um iPhone, tablet, ou até pelo computador, tudo está interligado, facilitando a comunicação entre as pessoas.

O Hangouts caiu no gosto dos usuários muito rapidamente, principalmente pela facilidade de uso e quantidade de funcionalidades disponíveis, permitindo a troca de mensagens de texto com recursos multimídias como fotos, vídeos, emoticons, e chamadas de vídeo para até 10 pessoas.

Player de musica -

Rocket Music Player

Um dos mais completos e baixados tocadores de música para o Android. Sua interface amigável permite navegar entre suas músicas facilmente, sem perda de tempo entre diversos comandos para chegar até seus álbuns.

O diferencial fica por conta do equalizador com opções avançadas, permitindo que você crie sua própria experiencial musical através da edição de listas de reprodução e do equalizador dinâmico. Sua interface ainda é muito bem desenhada, e o aplicativo dispõe de widgets para facilitar o acesso ao aplicativo e suas músicas.

Cheio de recursos, ele não peca em sua função principal: excelente tocador com comandos simples e intuitivos.

Navegador -

Opera Mini Web Browser

O melhor e mais rápido navegador para dispositivos móveis que você irá encontrar. Sua interface é simples e seus comandos rápidos o colocam na frente de qualquer outro navegador, além de possuir um sistema de abas que permite que você navegue de forma eficiente como se estivesse no computador.

O grande ponto forte do aplicativo é o sistema de compressão de dados na nuvem, sendo capaz de diminuir em até 90% a quantidade de dados recebidos pelo seu aparelho. Tudo isso faz do aplicativo a melhor solução para usuários que não possuem uma conexão de dados avantajada. Além disso, o aplicativo foi desenvolvido para ser compatível com a grande maioria de dispositivos existentes, independente de sua limitação de hardware, o que o torna muito leve.

Jogos -

Jetpack Joyride

Se você utiliza seu smartphone ou tablet para passar o tempo, um jogo que não pode faltar é Jetpack Joyride. O Jogo consiste basicamente em quão longe você consegue ir utilizando um Jet Pack, tento que completar objetivos, e claro sempre tentando bater seu recorde.

Com o personagem principal você vai correr, voar, pegar moedas, desviar de raios e utilizar protótipos de veículos que o ajudarão a ir mais longe, além de ser possível equipar o personagem principal com novos Jet-packs, roupas e atualizações de veículos. Apesar de repetitivo, o jogo não é enjoativo, e você sempre tentará ir mais longe.

Noticias -

Flipboard

Esse aplicativo é capaz de reunir todas as notícias e mídias sociais como se fosse uma revista personalizada, disponibilizando tudo diretamente da tela do seu aparelho. Basta escolher os tópicos que lhe interessam e começar a navegar.

Ele é capaz de centralizar as atualizações de seus sites e blogs favoritos, além de permitir baixar posts do Twitter e Facebook e mostrar atualizações de redes como Instagram, LinkedIn, Flickr e Tumblr. Também é muito fácil compartilhar conteúdos com as redes sociais diretamente do aplicativo.

Bateria -

GO Power Master

O principal mal dos aparelhos modernos é o tempo de duração da bateria, o que na grande maioria das vezes se torna um inconveniente, pois quando precisamos utilizar o aparelho, infelizmente ele não possui mais bateria. O GO Power Master é um aplicativo extremamente funcional que promete, e cumpre, aumentar o tempo útil de carga do seu aparelho.

O aplicativo é bem completo, possuindo perfis configuráveis para que o aparelho não consuma tanta bateria, além de um task killer muito funcional. Com apenas um click no widget, o aplicativo termina processos em segundo plano que não estão sendo utilizado e consomem muita bateria, além de configurar o brilho da tela de forma dinâmica e desativar o Wi-Fi e 3G quando não estão sendo utilizados.

Com o GO Power Master você é capaz de triplicar a duração da bateria, sem ser necessário utilizar qualquer outro aplicativo complexo e que na grande maioria das vezes não funciona. É muito baixado e recomendado.