O Twitter repudiou a postura das empresas ligadas à tecnologia que brigam por patentes para atacar os seus concorrentes. Assim, na última terça-feira, o Twitter promoveu um encontro com seus funcionários a qual disse que usará os registros de patentes apenas como proteção e não armas de ataque.

Em uma postagem no blog oficial do microblog, o vice-presidente de Engenharia, Adam Messinger, disse que a companhia está "preocupada" que as patentes do setor "sejam usadas para impedir a inovação". Os dizeres de Messinger dão conta dos vários processos judiciais já existentes entres as grandes companhias do setor, como o Google, Facebook, Apple, Samsung, Yahoo!, entre outras.

De acordo com o IPA, um Acordo de Patente do Inovador, disse que "companhia e inventor acreditam que patentes de softwares deveriam ser usadas somente para causar um impacto positivo no mundo e, segundo esse princípio, deveriam ser usadas apenas para propósitos defensivos". Assim sendo, o Twitter assume esse acordo como que qualquer funcionário tenha o controle de suas criações em suas mãos.

Deste modo, tudo isso significa que o Twitter não pretende processar qualquer indivíduo por uma patente a não ser claro, com a autorização prévia do responsável pela criação. "Normalmente, engenheiros e designers assinam um acordo com a companhia que, em caráter irrevogável, dá à empresa os direitos sobre patentes obtidas com o trabalho do funcionário. A companhia então (...) pode usá-las da forma como quiser, o que pode significar vendê-las a terceiros que também poderão usá-las do modo que desejaram. Com o IPA, os funcionários podem ter certeza de que suas criações serão usadas apenas como escudo, em vez de como arma", explica Messinger.

O acordo terá começará a ter validade no final do ano e será aplicado nas patentes novas e também nas que já existem. O Twitter também pretende entrar em contato com outras companhias para saber a opinião real sobre o IPA. O microblog também quer a participação dos usuários, deste modo, disponibilizou um texto para que o público possa debater o assunto.