O site de downloads, o Megaupload, de Kim Schmitz, mais conhecido como Dotcom, que foi bloqueado pelas autoridades americanas sob acusação de pirataria digital, está enfrentando o seu primeiro processo civil nos Estados Unidos. De acordo com a imprensa neozelandesa, o Megaupload está sendo processado pela empresa Microhits com acusação de pirataria em um tribunal da Virgínia.

A Microhits é a empresa proprietária dos direitos autorais de várias canções de artistas como Billy Holiday e Frank Sinatra. Ela também é detentora de espetáculos protagonizados por Denzel Washington e Jackie Chan. A empresa acredita que o Megaupload "disseminou cópias sem autorização de trabalhos que têm direitos de propriedade intelectual", segundo o relatório do "Hollywood Reporter" citado pela "TVNZ".

Relembrando, o fundador do site Megaupload foi preso no dia 20 de janeiro juntamente com outros executivos do site. Após algum tempo de prisão, todos conseguiram liberdade. Dotcom está atualmente em liberdade condicional seguindo uma série de regras estabelecidas pelas autoridades.