Especialistas defendem que o Facebook está na situação que está graças ao Orkut, este que deixou muito a desejar nos últimos tempos e acabou sendo devorado pela rede social de Mark Zuckerberg. Além do mais, o Orkut contribuiu também para a compra de computadores e contratação de melhores serviços de internet.

"Até a chegada do Orkut, em 2004, o uso da internet no Brasil estava estagnado", falou à Reuters o analista José Calazans, da Ibope Nielsen. "Quando as pessoas aqui começaram a comprar computadores e ir a cibercafés, era especificamente para acessar o Orkut. Agora muitas delas estão se mudando para o Facebook".

Apesar do aumento significativo do Facebook e um declínio no número de novos usuários do Orkut, os números apontam que a diferença entre as redes sociais é pequena. "Se você pensar nos EUA, o Facebook e o Myspace eram muito competitivos por volta de 2009", disse à agência Andrew Lipsman, vice-presidente de análise da indústria da comScore. "Você pode coexistir por um tempo, mas o que tende a acontecer é as pessoas se consolidarem em torno de um ou outro".