O grupo hacker intitulado "Anonymous"  é muito conhecido por diversos feitos realizados na internet.  O mais recente acontecimento do grupo foi a retirada do ar de  40 sites que eles afirmavam que continham  imagens de abuso sexual de crianças.

Os recentes ataques fizeram parte da operação Darknet que tinha o intuito de divulgar os grupos que trocavam imagens associadas a pedofilia através da rede Tor. O grupo de hacker também divulgou o nome de supostas 1500 pessoas que usavam um site conhecido como "Lolita City".

A rede Tor faz com que o anonimato dos seus usuários seja mantido, assim, nem sempre é fácil rastrear e monitorar todos os acessos dos usuários.  Por exemplo, muitos manifestantes de países como Egito e Síria usaram o Tor com a finalidade de esconder sua localização para que as autoridades não conseguissem rastreá-los.

O grupo disse que resolveu agir dessa maneira diante a falta de  atitude dos responsáveis diante o problema, já que, eles já haviam repassado a informação de alguns sites de hospedagem.

O grande objetivo do grupo hacker é chamar a atenção das autoridades diante os problemas na web. O caso de pedofilia é muito sério e por isso o grupo entrou em defesa da situação.

Alguns analistas de segurança criticaram o ataque hacker nos sites de pedofilia, pois, no geral, eles acreditam que o ato poderia até prejudicar a investigação das autoridades e fazer com que os verdadeiros bandidos não sejam presos.

Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da empresa de segurança Sophos, disse que os ataques foram equivocados. "Os hackers Anônimos podem sentir que fizeram a coisa certa, mas na verdade podem ter, inadvertidamente, colocado mais crianças em maior risco através de suas ações", disse Cluley.

Bom, se esse ato foi 100% eficaz não sabemos, se acabou prejudicando alguma linha de investigação também não iremos saber, a única certeza que temos é que o objetivo do grupo Anonymous foi atingida: Chamar a atenção das autoridades e das pessoas em geral sobre a pedofilia na internet.