Junho, quarta-feira, dia 26, há poucas horas o Ministério de Ciências e Tecnologia informou que seis empresas irão receber a autorização para produzir tablets no Brasil com redução de PIS/confins e impostos sobre produtos industrializados (IPI). São elas; Aiox, Envision, Motorola, MXT, Positivo e Samsung.

Desde que o governo federal anunciou a redução de impostos para os produtos, pelo menos quinze empresas se mostraram interessadas na fabricação do microcomputador portátil com tela sensível ao toque e com isso, o Ministério de Ciência e Tecnologia, Fazenda e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior analisou a todos os pedidos de isenção fiscal.

O Secretário de Políticas de Informática, Virgilio Almeida, falou que, "Para conseguir a aprovação dos três ministérios as empresas têm que se adequar as normas de produção e de nacionalização de componentes dos tablets". O secretário acredita que, com a redução dos impostos federais, além da isenção, os preços dos tablets fabricados no Brasil poderão ter redução em seus valores de até 40%.

Almeida para concluir ainda falou, "A isenção fiscal atrai indústrias que procuram países que tenham grandes mercados e que oferecem incentivos como o nosso", lembrando que a expectativa é grande de que as maiorias das companhias interessadas na isenção fiscal já estejam estabelecidas e fabricando os tablets no país.