Estamos entrando em uma nova era, a era da internet através da luz. Prédios da prefeitura de St. Cloud, Minessota - EUA, estão começando a usar a internet através de uma tecnologia que utiliza sistemas de iluminação para ligar computadores ao mundo.

O novo sistema de internet é conhecido como LVX ("LUZ" em latim), onde, ao invés de serem usadas lâmpadas comuns, são instalados conjunto de sensores e diversas lâmpadas de LED que piscam a uma frequência elevada para transmitir os dados. A velocidade de transmissão de dados nessa forma é de até três megabits por segundo, o computador recebe a informação da internet em formato binário, isto é, em 0 e 1 e transmite dados por luz.

Os conjuntos de LEDs, piscam no mesmo ritmo destes dados, acendendo para cada 1 e apagando quando o valor a ser transmitido é 0, traduzindo, os computadores recebem um aparelho fotossensível capaz de capturar impulsos luminosos e convertê-los novamente em informação, sendo feito o caminho inverso de maneira igual, onde lâmpadas localizadas no dispositivo ligado ao computador transmitem os dados novamente para a rede local exibindo assim o conteúdo da internet.

Com esse novo sistema de internet criado por Jonh Pederson,  às redes wireless que utilizam ondas de rádio para se propagar, ajudarão a desafogar as frequências que são utilizadas hoje por diversos equipamentos como celulares, televisores e outros

A  prefeitura de St. Cloud investiu cerca de US$ 10mil, com isso, o município além de prover o acesso dos computador à rede, também terão uma iluminação muito mais eficiente e uma economia perto da casa de 36% na conta de luz, comparado ao uso de um conjuto de fluorescente.