Acabou a novela, a Microsoft batizou o Project Natal, agora ele chamará Kinect. E também devem ter terminado o desenvolvimento do aparelho que será lançado em novembro deste ano.

Nesta segunda-feira a Microsoft mostrou uma prévia do item com que a empresa pretende revolucionar o mundo dos jogos, onde os jogadores não precisarão mais utilizar controles para desempenhar as funções do personagem no game.

O Kinect é um sistema que é acoplado a um console, inicialmente só o Xbox 360. Apesar de sofisticado, seu funcionamento é relativamente simples: a partir de uma câmera colocada junto ao aparelho de TV, todos os movimentos do jogador são captados e enviados para o console. Dessa forma, todas as reações do jogador - como movimentos dos braços, pernas e cabeça - são interpretadas como comandos para o game. Pode ser o fim do joystick.

A câmera funcionará ainda como porta de entrada à Xbox Live, serviço de entretenimento on-line da Microsoft, que já oferece jogos, filmes e acesso a redes sociais. A partir de agora, o usuário poderá acessar seus games e também perfis em sites como Last.fm, Facebook e Twitter por meio de comando de voz ou simplesmente agitando a mão no ar.

No lançamento, o grupo do Cirque du Soleil foi convidado para ilustrar as possibilidades do sistema. Ginastas corriam no meio do público, saltavam, se contorciam e davam voltas demonstrando os jogos do Kinect.

Neste mundo místico, que mistura videogame e fantasia, uma frase ficou marcada. "Após anos de inúmeras invenções e descobertas, o homem descobriu que a evolução da tecnologia é o próprio homem". Assim, esquecendo por um momento que o joystick existe, o Kinect foi apresentado ao público. Seus games captam os movimentos do jogador por meio de câmeras, permitindo que ele interaja com os jogos apenas com os movimentos do corpo.