CADASTRE-SE

0 Categoria: Artigos » Intranet

O que é uma Intranet e pra que serve?

Por Nícolas Müller | G Plus
Data:

A intranet é uma rede de computadores semelhante à Internet, porém é de uso exclusivo de uma determinada organização, ou seja, somente os computadores da empresa podem acessá-la! Essa tecnologia é muito boa, pois permite a comunicação de um departamento com todos os outros colaboradores da empresa.

Hoje em dia a comunicação, interna (entre os departamentos) quanto externa (clientes e fornecedores) é algo muito importante para todas as empresas. E a Intranet é uma ferramenta que pode auxiliar na comunicação e o que é melhor tendo um baixo custo.

A intranet é uma rede de computadores semelhante à Internet, porém é de uso exclusivo de uma determinada organização, ou seja, somente os computadores da empresa podem acessá-la! Essa tecnologia é muito boa, pois permite a comunicação de um departamento com todos os outros colaboradores da empresa. Dentro de uma empresa todos os departamentos possuem alguma informação que pode ser trocada com os demais departamentos, ou então cada departamento pode ter uma forma de comunicação direta com os colaboradores. Acredito que com alguns exemplos, pode ficar mais claro.

Então vejamos alguns exemplos de uso de uma Intranet:

  • departamento de Tecnologia, disponibiliza aos colaboradores umsistema de abertura de Chamado Técnico;
  • departamento de Marketing divulga informações sobre as promoções da empresa, uso da marca etc;
  • departamento de Pessoal disponibiliza formulários de alteração de endereço, alteração de vale transporte etc;
  • departamento de RH anuncia vagas internas disponíveis;
  • Financeiro disponibiliza um sistema para os demais departamentos informarem despesas etc.

Esses são apenas alguns exemplos de uso de uma Intranet. Cada responsável por departamento deve saber o que publicar para os demais colaboradores. A Intranet é o veículo de comunicação inicial para melhorar a
comunicação dentro de uma empresa. Melhorando essa comunicação ela poderá ser expandida para fornecedores, criando uma Extranet.

Uma intranet deve ser concebida de acordo com as necessidades da empresa ou da organização (ao nível dos serviços a implementar). Assim, a intranet não deve ser concebida só pelos informáticos da empresa, mas de acordo com um projecto que tem em conta as necessidades de todas as partes que constituem a empresa.

Pra que serve a intranet?


Veja outra visão do usa da intranet. É uma rede particular de computadores que utiliza um protocolo de comunicação chamado TCP/IP, idêntico ao da internet. A diferença entre elas é que uma intranet pertence a uma empresa ou organização e é utilizada apenas pelos seus funcionários e pessoas externas que tenham autorização para acessá-la. Por exemplo, uma empresa montadora de veículos pode ter um site público na internet, o qual você pode acessar livremente para conhecer seus carros e até mesmo encomendar um, e ter outros sites aos quais apenas os funcionários e fornecedores da empresa têm acesso.

A intranet, apesar de ser considerada uma internet interna, permite que micros localizados remotamente, numa filial, acessem o conteúdo de servidores que estejam na matriz. Para evitar a intrusão em sua rede, as empresas usam um recurso chamado firewall (literalmente, parede de fogo), composto por micros com um software especial para filtrar o acesso à rede. As intranets estão rapidamente substituindo as redes locais que utilizam protocolos fechados devido ao seu baixo custo de implementação.

Referências:


Bruno Russo | em: http://www.brunorusso.eti.br
JOSÉ ANTONIO RAMALHO | em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/inf...

Leia a seguir: FourSquare: a rede social que te faz sair da frente do computador



Recomendados para você
Ainda restam dúvidas? Pergunte aqui em nosso fórum
Mais de Intranet



Comentários:

TOPO