Olá! A real necessidade de controlar os instrumentos utilizados para quaisquer funções e ou processo tem como base, a norma ISO 9001:2000 Item 7.6.

Convém que a direção defina e implemente processo de medição e monitoramento eficazes e eficientes, incluindo métodos e dispositivos para verificação e validação de produtos e processo, a fim de assegurar a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas, Esses processos incluem pesquisas, simulações e outras atividades de medição e monitoramento.

Para fornecer confiança nos dados, convém que os processos de medição e monitoramento incluam a confirmação de que os dispositivos são adequados ao uso e de que são mantidas a precisão e os padrões aceitáveis, bem como meios de identificar a situação dos dispositivos.

Convém que a organização considere meios para eliminar os erros potenciais oriundo de processos, como dispositivos à prova de erro, para verificar as saídas de processo, a fim de minimizar a necessidade de controle de dispositivos de medição e monitoramento e agregar valor para as partes interessadas.

Ou seja, o controle destes instrumentos terá de ser evidenciados e aprovados por empresas terceirizadas e aprovadas pela RBC rede brasileira de calibração.