A estratégia constante que encontramos em BI precisa estar sempre alinhavada aos compromissos e interesses de cada empresa direcionada às metas previamente estabelecidas.

Fatores imprescindíveis na estrutura tecnológica de BI são o desenvolvimento de um repositório de dados como, por exemplo, um Data Warehouse (DW) ou um Data Mart (DM) bem como as ferramentas a serem usadas tais como ferramentas ETL (análise e desenvolvimento de relatórios), OLAP (análise dinâmica e multidimensional dos dados), entre outras.

Porém, de nada adianta a empresa possuir todas as ferramentas disponíveis no mercado para a extração das informações e não saberem ao certo interpretá-las. É necessário que a empresa saiba nortear o seu capital intelectual para que dessa forma as informações propiciadas pelo BI atendam às expectativas esperadas.

Os gestores poderão ter acesso às informações “rapidamente” e poderão abreviar o tempo de resposta melhorando assim os processos decisórios. Dessa forma, a informação será o verdadeiro capital integralizado da empresa trazendo conhecimento para as decisões imediatas e para aquelas que virão no futuro.

Contudo, trabalhar o conhecimento usando o BI é uma linha tênue e precisa estar sempre bem “presa” às definições dos processos evolutivos da empresa em conjunto com novas práticas comerciais, em melhores maneiras de relacionamento com os clientes e em novas formas de sobrevivência visando sempre usar a inteligência nas tomadas de decisão precisas e coerentes.

Vamos listas alguns benefícios do uso e aplicação do BI nas instituições:
  • Incorporar os projetos de tecnologia com as metas estabelecidas pelas empresas na busca do máximo retorno do investimento;
  • Compreender as tendências dos negócios, melhorando a consistência no momento de decisão de estratégias e ações a serem tomadas;
  • Facilitar a identificação de riscos;
  • Planejamento corporativo mais amplo;
  • Facilitar o acesso e distribuir informação de modo mais amplo para obter envolvimento de todos dentro da empresa;
  • Oferecer dados estratégicos para análise com um mínimo de atraso em relação a uma transação ou evento dentro da empresa.

Aguardo vocês no nosso próximo encontro.