Hoje vamos avaliar um ponto chave para todas as empresas certificadas ou não. É claro que todo o processo de certificação de uma estrutura tem como foco gerar melhorias em pauta baseado em normas e também em critérios de avaliação, porém pense neste titulo como uma busca diária a ser seguida a partir do momento em que se inicia um negocio.

A Política da Qualidade tem como função esclarecer os objetivos de uma organização diante de seu foco principal que é a de ser empresa com relações a seus clientes e na sociedade, e muitas empresas acabam se tornando apenas mais uma usuária desta Política sem entender e ou traduzir de forma correta estes conceitos.

Abaixo segue alguns mais utilizados

Satisfação do cliente

Manter claro que sua empresa busca satisfazer seus clientes, porém este item deverá esta no compromisso de funcionamento e não em um quadro com molduras especiais, transforme este compromisso em resultados, pois quando de fato se tem um retorno negativo, esta meta acaba se tornando duvidosa ao olhar do cliente.

Desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores

Aplicar esta idéia em uma política pode ser considerado um compromisso , porém o que se nota é que muitas empresas esquecem de que o processo de capacitação deve ser seguido todos os dias, pois como fase de um processo de implementação esta o aprendizado. Portanto nunca esqueça de que, capacitar é dividir conhecimento, capacitar é avaliar ações, capacitar é envolver-se.

Aplicações de novas tecnologias

Envolver o tema de desenvolvimento com base em tecnologias é quase um ponto morto, pois sem a simples tecnologia a empresa não estaria funcionando, deixar bem claro que estas novas tecnologias estão aplicada em pró ao seu cliente e aos requisitos e especificações de mercado.

Melhoria de produtos e serviços

Alcançar a melhoria não é simples como se prega por ai. Pois este processo não tem fim, e sim o mesmo deve estar como meta todos os dias, desenvolver produtos é avaliar a cada dia seu desempenho de forma a capacitar o conceito de estar melhor.

Transformação do ambiente de trabalho

Esta com certeza é a mais sonhada. Como se transforma um ambiente de trabalho ? Entendemos que o ambiente de trabalho esta relacionada ao bem estar de seus ocupantes e/ou usuários. Portanto esta transformação não deve ser ponto de Política, e sim estar com tal, pois quando se diz o mesmo, acaba se interpretando que o mesmo o não é.

Qualidade Baseada no Pioneirismo

Entendo que o pioneirismo é ter um histórico com base em sua exclusividade de negócios, porém não é o suficiente para comprovar ou provar que sua empresa alcançou 50 ou 100 anos de existência somente por isso, existem centenas de incorporações com mais de meio século de história e em seu currículo uma grande e considerável mancha de administração, portanto coloque nesta meta, que seu pioneirismo esta objetivando a busca pelo desenvolvimento da melhoria constante.

Independente de sua Política da Qualidade, busque aprimorar além destas metas. Desenvolva a cada dia seu foco principal, que é a de tornar sua empresa competitiva baseada na ética e no melhor desempenho de sua organização.

Qual é a melhor Política da Qualidade?

Isto não se discute e/ou simplesmente se define baseado no conhecimento de seus primórdios, ou seja, não defina sua Política da Qualidade por moda, defina juntamente com seus colaboradores, pesquise, converse com seus clientes e transforme este tema como simples carta de apresentação com valores baseado no dia a dia de sua organização.

Você já notou que um sorriso em um belo bom dia é com certeza mais atraente do que qualquer texto, portanto defina estas metas nos valores humanos e não como capitalismo. Entende-se de que toda a empresa deve ser competitiva em suas melhores ações de estratégias mercadológicas, Pois no mundo dos negócios atuais, ser competitivo é estar ao lado do cliente, sendo uma solução e não apenas uma simples opção.

Este texto dedico a todas as empresas que fazem de seus colaboradores ferramentas da Qualidade, e transformam as atitudes em ações baseadas na verdade de sua história.

Quando for avaliar sua Política da Qualidade, esqueça um pouco as regras da Norma ISO 9001, como consultores, escritores e curiosos definem a mesma como  chave de entrada, faça dela mais do que um compromisso, faça de sua Política da Qualidade um presente a ser ofertado para seus clientes e comunidade.