A comunicação digital é uma nova forma de comunicação que quebra com a normalidade da comunicação social. Através da internet as pessoas conseguem se comunicar com outras a quilômetros de distancia instantaneamente. A informação entra em todas as camadas urbanas tornando-a muito mais acessível já que qualquer pessoa pode buscá-la.

Muitas vezes essa comunicação começa a surgir de surpresa na vida das pessoas e sem percebermos estamos cada vez mais "digitalizados" e dependentes dessa rede de comunicação que nos trás inúmeros benefícios. Por exemplo: Uma pessoa pode viver "virtualmente" situações que passaria na vida real e tirar como exemplo para sua vida. Pois a internet é formada por pessoas de todos os tipos como uma sociedade. Desde médico até o ladrão e todos estão expostos a várias situações.

As pessoas encontram de tudo no mundo da comunicação digital, namorada, amigos, produtos, entre outras infinidades de coisas mas será que isso seria apenas uma ilusão do mundo virtual? Estudos garantem que a emoção que as pessoas sentem na frente de um computador pode ser comparada a emoções vividas na vida real. Então será que aqueles que são chamados de "viciados" hoje serão chamados de "normais" amanhã?

Os críticos dizem que as pessoas estão se tornando alienadas por uma ilusão e querem misturar o mundo virtual com o mundo real, quando isso deve ser separado. "A relação entre a vida real e a virtual fica desequilibrada quando o usuário passa a conviver mais on-line do que ao vivo. Algumas pessoas só ficam a vontade atrás das telas em sites ou jogos." comenta a autora Tatiana Arruda em um de seus textos.

Então podemos dizer que existem pessoas a favor desse novo meio de comunicação e porém variáveis, talvez seja um novo tipo de comportamento humano que esteja aparecendo: o comportamento digital, como fala o Professor de comunicação social Luiz Afonso; "Com o advento da tecnologia da informação, e com a disseminação dos microcomputadores, e sua conseqüente integração via internet estamos vendo uma mudança no comportamento humano".

Acredito que não devemos negar esse mundo que está na nossa porta, que já invadiu nossas casas. Devemos aceitar e interagir de forma consciente diante de um meio com infinitas possibilidades. A comunicação digital veio pra ficar e vai se expandir para diversas áreas como na televisão, com o surgimento da televisão digital.

Essa comunicação aproxima as pessoas de um mundo que hoje é de poucos, mas que em pouco tempo será o mundo de todos já que não podemos negar as facilidades que esse meio proporciona.

Fonte: Comunicação Digital