Já leu artigos que falavam sobre Windows 32 e 64 bit (ou x86 e x64) mas não faz idéia do que seja isso e muito menos qual você possui?  Funciona assim: Os termos 32 bits e 64 bits se referem à maneira como o processador de um computador (também chamado de CPU) processa informações. As versões de 64 bits do Windows podem utilizar mais memória (mais de 4GB) que as versões de 32 bits do Windows (que são limitadas em, mais ou menos, 3,5GB). Ou seja, caso seu computador tenha 4GB ou mais de memória mas é 32 bits, ele vai usar somente 3,5GB.

É importante saber qual a versão do seu Windows para que você possa baixar programas/atualizações corretamente e aproveitar o máximo do seu processador e da sua memória. Vamos ver como descobrir qual sua versão:

 

Windows XP

Clique com o botão direito de seu mouse no ícone "Meu computador" e vá na opção "Propriedades".

Uma nova janela será aberta. Caso não esteja aberta na aba "Geral", clique nela. No campo "Sistema" verifique se há alguma indicação da versão. Se não constar nada mais do que "Home Edition" e "Service Pack 3", por exemplo, a versão é 32 bits, como na imagem abaixo:

Caso contrário, se existir alguma indicação de "x64", o seu sistema operacional é 64 bits. Veja na imagem:

Windows Vista e Seven

Nestes sistemas operacionais, você tem duas opções bem simples para descobrir a versão.

Através do prompt de comando:

Segure a tecla "Windows" de seu teclado e aperte a letra R para abrir a pequena janela de "Executar". Digite cmd e clique em OK.

A janela preta do prompt do comando do Windows será aberta. Digite "wmic OS get OSArchitecture" (sem as aspas) e pressione Enter. Será apresentado 32-bit ou 64-bit, conforme imagens:

32-bits

64-bits

Através das propriedades do sistema:

Vá no menu Iniciar do Windows, localize a opção "Computador", clique com o botão DIREITO do mouse em cima dela e selecione Propriedades.

Serão exibidas várias informações. Localize o campo Sistema e a informação "Tipo de sistema". Ali estará explicitamente o tipo do sistema operacional. Veja nas imagens os dois tipos:

32-bits

64-bits

Pronto! Você agora sabe qual a versão que seu sistema operacional utiliza e já pode manter um controle de quais programas e atualizações baixar!