A Agência Espacial Norte-americana, Nasa, lançou na madrugada de quinta-feira, um foguete com dois satélites que tem a missão de monitor a Terra. O lançamento do foguete, que ocorreu do Cabo Canaveral, na Flórida, irá levar os satélites que ficarão responsáveis por analisar o cinturão de radiação que cerca o nosso planeta.

Os satélites contam com uma capa de alumínio para que possam ficar protegidos dos raios cósmicos. Os satélites irão percorrer a órbita em volta da Terra de forma enfileirada.

A grande finalidade da missão, denominada como "Living With Star" (LWS), com tradução livre "Vivendo com a estrela", é analisar todos os aspectos do sistema do Sol com a Terra.  John Grunsfeld, chefe da missão da Nasa, disse que a expectativa é que os satélites possam contribuir na criação de estratégias de proteção do nosso planeta contra as tempestades solares, que com a liberação de suas partículas acabam interferindo no funcionamento de satélites e assim, prejudicando os meios de comunicação como também podendo causar problemas a astronautas em suas viagens ao espaço.

"As informações coletadas por essas sondas beneficiarão o público, pois permitirão melhor proteção dos satélites e ajudarão a entender como o clima espacial afeta as comunicações e a tecnologia na Terra", disse Grunsfeld.

 

 O cientista Barry Mauk, da Universidade Johns Hopkins Laboratório de Física, disse que os satélites da missão são considerados de alta precisão e abrangência. Assim, de acordo com ele, será possível prever até os níveis de radiação.