Nesta segunda-feira, as operadoras de celular Claro, Oi, Tim e Vivo foram intimadas pela Justiça para suspender a venda de novas linhas de celulares e internet 3G na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Caso as operadoras descumpram a decisão, as empresas serão multadas. Vale lembrar que  a iniciativa vinda do Procon está atendendo uma solicitação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) juntamente com o Ministério Público.

Somente nos primeiros meses desse ano,  OAB já possui registro de mais de 500 reclamações por parte dos usuários devido problemas de conexão e também falta de sinal dos aparelhos. No mesmo período, o Procon já recebeu 800 queixas de usuários.

 "As lojas e empresas não serão impedidas de vender aparelhos de celular nem modificar planos já existentes. O que será proibido é a comercialização de novas linhas e planos de internet", explica Flávia do Canto, diretora executiva do Procon.

A diretora do Procon também irá exigir que as operadoras apresentem aos clientes uma contrapropaganda informando sobre a qualidade do sinal oferecido. "Assim como elas usam jornais, rádio e televisão para oferecer seus produtos, vão ter que utilizar o mesmo espaço para mostrar onde os aparelhos dos futuros usuários vão funcionar melhor", ressalta.

Flávia, também quer que as operadoras fiquem responsáveis por ressarcir os consumidores em caso de falta de sinal.  "Isso já acontece com as operadoras de TV a cabo, que descontam o tempo em que usuário ficou sem televisão. É justo que seja assim também com os celulares", disse.