O número de download de aplicativos para smartphones e tablets vem crescendo exponencialmente a cada dia. As facilidades desse tipo de tecnologia, contudo, vêm acompanhadas por perigos que rondam internautas sem aviso prévio. Dessa forma, é exatamente durante estes downloads que os usuários do famoso sistema operacional Android, muitas vezes, são vítimas de vírus e malwares inesperadamente.

Veja também:

Felizmente, com algumas medidas, é possível manter tablets e smartphones protegidos enquanto arquivos são baixados pela internet. Uma dessas medidas é manter-se informado a respeito dos principais problemas camuflados em downloads.

Basicamente, existem duas pragas virtuais capazes de danificar aparelhos e deixar usuários do sistema operacional Android em maus lençóis. São eles:

  • Os vírus, que são programas com fins maliciosos cuja intenção é causar transtornos, infectando o sistema operacional, podendo afetar também outros computadores espalhando-se rapidamente. Seu grande diferencial consiste na possibilidade de infecção e contágio, disseminando-se ‘automaticamente’;
  • Os malwares, que são verdadeiras pragas digitais cujo objetivo é danificar um aparelho, apagando dados, roubando informações e causando outros danos. Alguns exemplos de malware são o worm e spyware. Diferentemente do vírus, um malware não se propaga automaticamente.

Dessa forma, vírus é, basicamente, uma variação de malware, mais perigosa, considerando a sua capacidade de disseminação. E esses são os principais vilões do Android. No entanto, é possível manter um smartphone ou tablet a salvo desse tipo de problema, apenas seguindo recomendações, que embora sejam básicas, são altamente eficazes.

O primeiro passo é providenciar a instalação de um Antivírus. Esta é a melhor e mais eficiente maneira de manter um aparelho protegido contra os softwares maliciosos, pois tais produtos impedem que um aparelho seja infectado. Os antivírus alertam quando a página acessada representa perigo, vasculham o sistema em busca de problemas e apontam soluções para que tudo seja resolvido de forma prática, sem causar maiores preocupações aos usuários.

Além disso, algumas marcas de antivírus estão providenciando produtos específicos para instalação em sistema operacional Android, aumentando ainda mais a sua eficiência em tablets e smartphones.

Feito isso, é hora de redobrar a atenção ao usar o aparelho enquanto navega pela internet. Nesse sentido, as principais medidas são:

  • Não esquecer o Bluetooth ligado e deixá-lo bloqueado, exigindo a permissão antes de enviar ou receber arquivos;
  • Não clicar em links suspeitos, como "Clique aqui e receba o seu prêmio";
  • Não baixar aplicativos que exijam dados pessoais e em sites não confiáveis. Antes de fazer o download de qualquer arquivo, verifique se a página tem comentários ou se os administradores do site em questão interagem com os internautas. Esses são alguns indícios que determinam a confiabilidade - ou não - de determinada página.

Lembrando que o sistema operacional do Google possui sua própria loja de aplicativos. Esta página, portanto, é a mais confiável para download de arquivos e programas. No mais, basta se manter atento e será possível navegar com tranquilidade, aproveitando os recursos e vantagens que o Android oferece.

Este artigo foi criado pela equipe do Magazine Luiza para uso exclusivo do site Oficina da Net.