Ontem (03/03), em São Francisco, nos Estados Unidos, ocorreu uma das maiores conferencias de games do ano, a Game Developers Conference, onde grandes nomes da indústria estão presentes e produtos inovadores são anunciados. Dessa vez foi a Sony quem surpreendeu ao revelar o seu novo protótipo para um headset de realidade virtual exclusivo do PlayStation 4.

A ideia de criar um equipamento que ofereça toda a imersão da realidade virtual no PlayStation já vem sendo estudada pela Sony desde o lançamento do console da nova geração, no entanto, parece que eles chegaram a um projeto que pode realmente satisfazer as suas expectativas, o Project Morpheus, que teve seu novo protótipo anunciado na GDC.

De acordo com o trailer do novo protótipo do Morpheus e informações prestadas pelo próprio chefe do Worldwide Studio da Sony, Shuhei Yoshida, ele terá uma tela OLED de 5.7 polegadas que oferece uma visão de 100 graus e rastreamento de 360 graus, resolução de 1920x1080 com uma taxa de atualização de 120Hz. A Sony costuma chamar esta tela de "1920xRGBx1080", devido ao fato de que, cada pixel possui sub-pixels verde, vermelho e azul, uma nova maneira de melhorar a qualidade de imagem.

A grande surpresa é o fato de que os jogos terão uma latência de menos de 18 milissegundos e rodarão a 120fps no Morpheus, assim como agora será possível no PS4. Caso algum jogo seja desenvolvido a 60 FPS, será usada uma técnica de reprojeção nativa do equipamento que transforma essa taxa de quadros para 120fps.

"Com as especificações técnicas alcançados no novo protótipo, estamos um passo mais perto de realizar nossa visão de ter incríveis experiências em realidade virtual no PS4, e, finalmente, para entregar uma verdadeira sensação de imersão para os jogadores", disse o executivo Shuhei Yoshida. "Acreditamos que a tecnologia final do Morpheus combinada com o poder do PS4 irá fornecer um padrão para os desenvolvedores de jogos capaz de direcionar a maneira como eles constroem as suas ideias criativas e as transformam em jogos de realidade virtual e experiências."

A ergonomia do Morpheus também foi melhorada, agora ele é muito mais confortável, o fone de ouvido recebeu uma versão mais leve, não fica tão apertado quanto seu protótipo anterior e tem um botão de soltura rápida para as bandas que prendem o equipamento à cabeça do usuário, conforto e praticidade não é mais um problema.

Depois de apresentar tantas mudanças positivas no Project Morpheus, Yoshida completou sua apresentação dizendo que o equipamento final chegará ao mercado em 2016, preços ainda não foram anunciados, no entanto, a Sony já confirmou que jogos para o equipamento serão anunciados na E3 que acontece no mês junho desse ano. Vamos esperar!