A Microsoft já revelou em várias ocasiões que não está feliz com as fabricantes que não aceitaram adotar o seu sistema operacional, o Windows Phone. Atualmente, quem pretende usar o sistema possui apenas uma opção, ou seja, a linha Lumia.

Porém, a situação poderá mudar até o final do ano, já que a Samsung informou que tem bastante interesse na produção de smartphones com o sistema da companhia. Porém, para que isso realmente ocorra, a Microsoft terá que abandonar a guerra de patentes que afeta a Samsung com o sistema Android. Vale notar que a linha Galaxy precisa desembolsar todo o ano uma quantia generosa para a Microsoft por infração de patentes.

A Samsung está avaliando a proposta e a Samsung, por sua vez, está preparando a atualização 8.1 do Windows Phone para a linha Ativ. Veja a nota da Samsung:

"A Samsung vem trabalhando no lançamento da atualização do Windows Phone 8.1. A demora é devido ao cuidado que estamos tendo para entregar um sistema completamente estável. E se houver um acordo entre nós e a Microsoft sobre a disputa por patentes, poderemos voltar a fabricar smartphones com seu sistema. Se tudo ocorrer como o esperado, já no terceiro trimestre do ano contaremos com novidades na linha Ativ."

A decisão está por conta da Microsoft agora. Samsung e Microsoft poderão se tornar grandes parceiras no futuro, já que a sul-coreana está convicta que não possui futuro com o Android, do Google.

Caso a Samsung consiga fechar acordo com a Microsoft, é bem provável que até o final do 3º trimestre do ano novos aparelhos equipados com o Windows Phone sejam anunciados.