Faltando pouco tempo para encerrar as atualizações no Windows XP, vários bancos privados estão correndo para atualizar os seus caixas eletrônicos, que fazem uso do sistema operacional.

O suporte ao Windows XP chegará ao fim no dia 8 de abril, segundo a Microsoft. De acordo com especialistas da área, sem o serviço os equipamentos ficam mais vulneráveis a ataques hackers e também vírus.

De acordo com a empresa de tecnologia bancária alemã Wincor Nixdorf, o Windows XP é o sistema mais usado nos caixas eletrônicos do mundo. No Brasil, por exemplo, entre os cinco maiores bancos, apenas o Banco do Brasil e a Caixa não usam o sistema da Microsoft. Os bancos, que são públicos, utilizam o Linux, que é aberto e gratuito.

Leia também: Chrome lento após a instalação do modulo de segurança dos Bancos? Aprenda a resolver.

Para o especialista em softwares da Wincor Nixdorf, Marcos Birocchi, os bancos precisam agir rápido. "Cada caixa precisa ser atualizado individualmente por uma equipe técnica. Não é possível fazer o trabalho remotamente", ressalta.

Outro ponto relevante, além do tempo, é o alto custo para os bancos. De acordo com um levantamento, os bancos podem ter que pagar cerca de R$ 200 pela atualização de cada caixa eletrônico, sem contar com a licença para o Windows 7. No Brasil há cerca de 190 mil caixas eletrônicos.

Fonte:  Folha de São Paulo