Durante a palestra de abertura da Worldwide Partner Conference (Conferência Mundial de Parceiros, ou WPC) da Microsoft em Houston, Texas, a CFO da divisão Windows na Microsoft, Tami Reller, anunciou que o Windows 8.1 estará disponível aos fabricantes de computadores e também tablets no final do mês de agosto. De acordo ainda com Reller muitos aparelhos virão equipados com o Windows 8.1 até o final do ano.

A companhia não divulgou a data de lançamento do Windows 8.1 para o público em geral, porém, a executiva citou mais uma vez que "neste outono" a versão estará disponível. Vale lembrar que o outono compreende o período de 22 de setembro a 21 de dezembro no hemisfério sul.

Mesmo não usando o termo "Release to Manufacturing" ou simplesmente  RTM, para indicar a versão final do software, Reller indicou tal situação. Assim, um RTM em agosto é muito parecido ao anúncio do Windows 8 no ano passado.

Agora, os fabricantes de hardware poderão obter os bits RTM e iniciar o preparo de dispositivos com o Windows 8.1 até o final do ano.