De acordo com astrônomos do mundo inteiro, amanhã, terça-feira, 05 de junho de 2012 acontecerá algo raro no espaço. Para muitos observadores o evento de tão raro que é, acontecerá novamente somente em 2117.

Mas do que estou falando? Pois bem; estou falando do trânsito de Vênus entre a Terra e o Sol; que a partir de amanhã será possível ver um ponto passando lentamente de fronte o Sol. De tão raro que é este evento, escolas e museus ao redor da Terra estão preparando festas para acompanhar tal fenômeno.

Os astronautas da Estação Espacial Internacional também poderão acompanhar o evento, com mais nitidez do que nós aqui da Terra. Muito bem; a passagem de Vênus em frente ao Sol começa então amanhã, terça-feira, a partir das 18h09 no horário de Brasília pelo lado oeste do Meridiano de Greenwich e na quarta-feira, 06 de junho, a leste dele.

Todo o tempo da passagem de Vênus sobre o Sol levará seis horas e quarenta minutos e será visível do Pacífico ao leste da Ásia e leste da Austrália. No Brasil esse fenômeno só será possível ser visto, por pessoas que vivem no extremo oeste do país e durante o pôr-do-sol.

A NASA está planejando disponibilizar webcasts ao vivo para todos que queiram acompanhar o trânsito de Vênus, além de retransmitir ao vivo o evento em seu site e assim se conectar com analistas de seus centros, bem como em 148 países de todo o mundo. O melhor ponto da Terra para acompanhar tal fenômeno será em Mauna Kea, no Havaí, onde muitos cientistas se reunirão para acompanhar a passagem.

Vale salientar que o último trânsito de Vênus sobre o Sol neste século ajudará para calibrar os diferentes instrumentos e na caça por planetas extra-solares com atmosferas.