Nesta segunda-feira a NASA confirmou ter encontrado um planeta onde poderá existir água na forma líquida em sua superfície. O planeta ficaria na chamada Zona Habitável; além dessa descoberta, a missão Kepler também teria localizado mais de mil candidatos a novos planetas, dobrando assim a antiga contagem.

O planeta onde á possibilidade de existência de água foi denominado de Kepler-22b, também sendo o menor planeta já encontrado orbitando em meio a Zona Habitável de uma estrela semelhante ao nosso sol. De acordo com a NASA ele possui cerca de 2,4 vezes o raio da Terra; para os cientistas, ainda não ficou esclarecido se o novo planeta possui uma composição predominantemente rochosa, gasosa ou líquida.

Esta nova descoberta está sendo contado com um enorme passo para a pesquisa de planetas semelhantes a Terra. Conforme Dougla Hudgins, cientista do programa Kepler, falou ele que; "Este é um marco importante no caminho para encontrar um planeta idêntico, ou igual ao nosso".

O Kepler-22b está a 600 anos-luz de distância da Terra, girando ao redor de sol, idêntico ao nosso, levando 290 dias para realizar uma volta completa em torno dele. Essa descoberta será publicada na revista "The Astrophysical Journal"; revista essa, considerada uma das principais publicações científicas sobre astronomia.