11 do 11 de 2011. Sem vôos espaciais tripulados desde junho, a NASA se prepara para no final de novembro, lançar ao espaço o maior e mais caro veículo de exploração já construído para captar qualquer indício de vida em Marte.Denominado de Curiosity, o veículo possui alta tecnologia de US$ 2,5 bilhões, equipado com sofisticadas ferramentas móvel para análise de terrenos e com câmeras de vídeos de alta definição.

De acordo com a NASA, o lançamento está previsto para ocorrer no Cabo Canaveral, na Florida, EUA, no dia 25 de novembro, as 15h21, ou seja, por volta das 13h21 (horário de Brasília).

A sonda pesa o equivalente de 899 quilos. Ashwin Vasavada, encarregado do projeto Laboratório de Ciência sobre Marte, afirmou que; "Este é o sonho de todo cientista especializado em Marte e o objetivo desta missão é buscar espaços habitáveis neste planeta".

O Curiosity irá explorar a cratera Gale, situada na região sul de Marte, onde há condições favoráveis e uma ampla variedade de solo e relevo para o deslocamento do veículo espacial norte-americano, além disso, a possibilidade de condições possíveis para a futura presença humana no planeta.

Antes de a sonda chegar ao planeta vermelho, deverá ser realizada uma viagem de 570 milhões de quilômetros, o que levará cerca de oito meses e meio de viagem, sendo assim, a sonda Curiosity chegara a Marte só em agosto de 2012.