A partir de hoje, às 21 horas, horário de Brasília, o Google irá ativar o protocolo IPv6. Serviços oferecidos pelo Google como ferramentas de busca, Gmail e YouTube estarão disponíveis com a nova plataforma por 24 horas.

Não somente o maior site de buscas irá ativar o protocolo IPv6 mas também outros farão uso na nova rede. Esta iniciativa acontecerá devido ao dia mundial do IPv6, evento que tem por finalidade a adoção do protocolo entre empresas de infraestrutura e provedores de acesso.

Como já anunciado anteriormente, os endereços de IP usados atualmente estão acabando, então logo o IPv4 chegará ao fim. O IPv6 torna-se imprescindível, já que, a tendência é que o número de endereços irá aumentar cada vez mais.

A migração para o IPv6 é um processo que não afeta os usuários pois está limitado às empresas de tecnologia. Segundo Antonio Moreiras, coordenador do projeto IPv6.br, do NIC.br, "Os provedores de conteúdo, principalmente, devem ter seus sites e serviços prontos dentro de um prazo de poucos meses". Moreiras ainda complementa que o IPv6 já está sendo utilizado, porém, a sua implementação deve ser acelerada.

Atualmente empresas de grande porte como Google, Facebook, Yahoo e Microsoft já estão preparando os seus serviços para a nova rede. Vale lembrar que o Google adotará a medida, inicialmente, apenas por 24 horas.