Foi demonstrado na conferência de segurança ToorCon, em San Diego, na Califórnia, um programa espião capaz de monitorar a navegação web, o serviço de GPS, a câmera e o microfone do Iphone. O especialista da Trust Wave Spider Labs, Eric Monti, baseou seu código no progrma Jailbreakme, usado para realizar o jailbreak no celular, recurso que possibilita possível a instalação de aplicativos fora da App Store, da Apple.

Nomeado de "FAT", o código malicioso, tem o objetivo de mostrar como as mesmas fraquesas usadas para realizar um jailbreak podem ser transformadas em códigos capazes de comprometer a segurança do celular.

Ja foi corrigida a falha usada pelo "FAT". Esta foi identificada no mês de agosto, já em uso para a realização do jailbreak.

A realização de um código malicioso tem  como intuito o alerta para os problemas de segurança existentes no iPhone, segundo afirmou o pesquisador. Ele alerta para a crescente variedade de aplicativos sensíveis, como, ponto de vendas, acesso a contas bancárias e outros, que vem sendo colocado nos celulares com a percepção de que eles não estão vulneráveis a ataques.

Considerado lícito nos Estados Unidos, o jailbreak deixou de ser duvidos na prática. O uso de brechas de segurança para a propagação de códigos maliciosos, porém, pode atingir mesmo aqueles que tem um dispositivo bloqueado.