Nesta terça-feira (25) a Dell anunciou o lançamento de seu tablet batizado de "Streak". Para competir com o iPad, o Streak vem com câmera frontal para vídeo conferência e principalmente faz chamadas como telefone celular.

Menor que o iPad, o Streak "ocupa o lugar ideal entre os smartphones tradicionais e os tablets com telas maiores", diz Ron Garrigues, porta-voz da Dell, em comunicado. O Streak tem 12,5 cm de diagonal, enquanto o concorrente da Apple mede 24,25 cm.

O Streak, afirmou a companhia, que a evolução tecnológica permite que dispositivos móveis repliquem a mesma experiência computacional de desktops e notebooks aos usuários.

A Dell mostrou o produto, primeiramente, em janeiro, durante a Consumer Electronics Show, quando o tablet recebe uma onda de atenção e segue despertando interesse do mercado.

O dispositivo terá tela sensível ao toque de 5 polegadas, processador Snapdragon de 1 GHz da Qualcomm, 2 GB de capacidade de memória, 32 GB de memória sólida, câmera de 5 megapixels. O Streak terá, também, conexão 3G, 802.11b/g Wi-Fi e Bluetooth 2.1.Em sua estréia, rodará o Android 1.6, mas poderá receber upgrade da versão 2.2 do sistema operacional do Google.

A entrada da Dell nesse segmento, segundo analistas, é uma estratégia para ampliar as vendas de PCs portáteis e recuperar o posto de segunda maior fabricante de computadores pessoais do mundo, perdido no ano passado para a Acer.