Ao testarem o jogos em suas primeiras versões, os desenvolvedores de Thief ficaram extremamente orgulhosos de seu trabalho feito com a IA (Inteligência Artificial), os guardas era excepcionais, como se fossem pessoas reais dentro de um jogo. Sabiam agir da melhor maneira quando algo estranho acontecia e não seguiam um padrão de movimentos como é de costume dos games.

Novas versões com alguns polimentos foram sendo testadas e o resultado era sempre o mesmo, IA brutal. Porém, ao jogarem o game por algumas vezes seguidas, perceberam que ele começara a se tornar frustrante, pois os guardas eram tão inteligente que podiam perceber qualquer movimento feito por Garrett (personagem principal) perto deles, mesmo que nas sombras, o que ocasionava batalhas difíceis e constantes, onde o jogador era obrigado a sair das sombras e partir para a briga, no entanto, o jogo é focado no modo Stealth, tendo a maioria das habilidades de Garret pensadas para jogadores silenciosos e inteligentes.

A fim de manter o jogo em um nível divertido, sem causar frustrações e momentos de raiva, a IA foi diminuída, tornando os guardas mais "burros" e mais "cegos", melhorando assim a jogabilidade do game.


Protagonista Garrett

Ao falar sobre o problema, Cantim disse: "Os engenheiros estavam muito orgulhosos, eles fizeram coisas incríveis com a IA, mas quando você tentava distrair um guarda pra outra direção por exemplo, eles eram tão inteligentes que eles antecipavam e te achavam e então acontecia uma grande luta. Ela era muito realista em alguns pontos e nós tivemos que balancear esses elementos, gastamos um bom tempo com a IA para ter certeza que não existissem problemas."

O designer chefe, Daniel Windfield Schmidt concluiu: "É por isso que nós encorajamos o jogador a permanecer nas sombras, os guardas não enxergam tão longe quanto você, porque eles não podem ver tão bem quanto você, é uma habilidade do Garrett. Nós queríamos que você pudesse ficar perto dos guardas nas sombras sem que eles pudessem te ver, mas eles sentiam os movimentos como os humanos reais sentem."

Veja uma gameplay onde o site IGN mostra como são as duas maneiras de jogar Thief, sendo Stealth ou partindo para o combate.