Quero um tablet! Mas eu preciso de um?

547 Comente abaixo Rafaela Pozzebon (@RafaelaPozzebon)

Hoje em dia muito escutamos falar sobre os famosos tablets. Quando eles chegaram ao Brasil, pessoas e mais pessoas estavam aglomeradas a espera nas lojas para adquirir o seu exemplar.

Mas afinal, o que é um tablet, o que realmente podemos fazer com ele, será que preciso de um? Neste artigo responderemos todas as perguntas, então, se você é mais uma pessoa que está na dúvida, não deve deixar de ler até o fim.

A venda de tablets é recente, começou no ano de 2010, mas é uma grande promessa para os próximos anos. O tablet, para quem não conhece ainda, é uma espécie de computador em formato de prancheta eletrônica, não possui teclado físico, apenas uma tela sensível ao toque. Os tablets, no geral, são usados para acessar a internet e assim navegar na web, acessar os e-mails, enfim, fazer tudo que é possível fazer com um computador. Também é possível utilizar o tablet para edição de textos simples, ver vídeos, fotos e ouvir músicas.

Os aplicativos para tablets também são muito requisitados pelos usuários. Através deles é possível acessar notícias, redes sociais ( com uma interface apropriada para tablet) e todas as páginas disponíveis na web. Existem também aplicativos para todos os gostos e funções, como simuladores de instrumentos musicais, jogos, programas de aprendizagem de diversas matérias, enfim, vários tipos.

Para as pessoas que estão entusiasmadas em adquirir um tablet, precisam ter um pouco de cuidado. Apesar de ter inúmeras vantagens ele não pode ser visto como um computador normal ou um notebook, existem coisas que não poderão ser feitas em um tablet, como edição de textos longos, execução de trabalhos em softwares pesados, ele possui um limite de espaço que não pode ser alterado, entre outras coisas. Acompanhe abaixo algumas vantagens e desvantagens dos tablets:

VANTAGENS

  • O peso de um tablet é muito menos que um notebook ou mesmo livros;
  • Ele ocupa menos espaço;
  • Com o tablet é possível acessar planilhas, documentos, imagens, internet, entre outros, sem carregar o peso de um notebook;
  • Ótimo para estudantes que precisam fazer anotações breves e ter acesso a muitos livros em um só lugar;
  • Excelente para fazer desenhos e gravuras diretamente na tela;
  • Ótimo para manter-se sempre conectado á internet.

DESVANTAGENS

  • Não possui leitor de CD ou DVD;
  • Nem todos os aplicativos são gratuitos;
  • Possui limite de espaço, não podendo ser modificado;
  • Não é possível realizar tarefas em softwares pesados;
  • As leituras acabam sendo cansativas em virtude da tela pequena.

De acordo com uma pesquisa que o Google realizou com 1.400 pessoas sobre os hábitos de utilização dos tablets, os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados, somando 84%, utiliza o gadget para jogar; em segundo lugar para procurar informações, com 78%, e em seguida, com 76%, acessar os e-mails. Ler notícias é a quarta atividade entre os entrevistados, com 61%, e ler livros eletrônicos, os e-books, é a sétima atividade com apenas 41%.

Como vimos acima, existem várias vantagens de ter um tablet, porém, existem desvantagens que não podem passar despercebidas. Acredito que, um tablet é muito bom para quem já possui um computador convencional ou mesmo um notebook, pois, por ocupar menos espaço, ter menos peso, é possível carrega o tablet para qualquer lugar, e assim, ficar sempre com algum dispositivo móvel com conexão via internet, caso necessário. Também é possível passar o tempo jogando, acessando dispositivos, lendo livros, acessando e-mails, trocando informações, escutando música, enfim, atividades rotineiras.

Para tanto, quem não possui um notebook ou um computador, não recomendo ter apenas um tablet para executar todos os trabalhos. Pois como vimos, ele não é apropriado para atividades pesadas, assim, trabalhos de grande porte não poderão ser feitos em um tablet. No entanto, se o único objetivo for os listados acima, o tablet é de grande valor.

Recomendamos para você
 

Compartilhe com seus amigos:
Mais de Tecnologia
  • A história da Microsoft (parte 5)
    A história da Microsoft (parte 5)
  • Deixar o pc ligado muito tempo estraga?
    Deixar o pc ligado muito tempo estraga?
  • Retrospectiva tecnológica de 2014
    Retrospectiva tecnológica de 2014
  • Diferenças entre notebook, netbook e ultrabook: Qual comprar?
    Diferenças entre notebook, netbook e ultrabook: Qual comprar?
  • Como funciona uma câmera digital?
    Como funciona uma câmera digital?
Compartilhe com seus amigos:
últimos reviews
  • 8,4
    Review Samsung Galaxy K Zoom
    Nessas 2 últimas semanas passou por nossas mãos o potente Galaxy K Zoom, veja o que achamos dele.
  • 8,6
    Review Moto X - Segunda geração
    O aparelho da Motorola é a prova “viva” que o que está ótimo pode melhorar ainda mais.
  • 8,1
    Review Zenfone 5
    Tela de 5 polegadas, câmera de foto e vídeo superiores aos concorrentes, boa usabilidade e preço baixo. A Asus acertou n...

TOPO