CADASTRE-SE

Notebook roubado o que fazer?

4 40 127 12 Rafaela Pozzebon | Assunto: Segurança

Muitas pessoas armazenam praticamente uma vida inteira em um notebook. São fotos de viagens, da família, projetos importantes, trabalhos da faculdade, vídeos pessoais, enfim, uma diversidade de coisas que muitas vezes nem nós mesmos lembramos de tudo que está guardado.

A velha história de fazer um backup de tudo que temos no nosso notebook, seja de cunho pessoal ou de trabalho, nem sempre é realizado, seja por falta de tempo, por descuido, por pensar que com a nossa máquina nunca acontecerá nada ou mesmo por simplesmente preguiça.

O que fazer se meu notebook foi roubado?

Vamos recapitular, temos a nossa vida arquivada em nossa máquina, não realizamos o tão famoso backup, então, não temos cópias extras do que possuímos, já pensaram o que fazer se, em um belo momento, notamos que nosso amado notebook não está mais entre nós? Ele foi roubado? No primeiro momento deve ser realmente assustador. Muitos de vocês certamente devem ter parado nesse momento e refletido qual seria a reação se caso isso acontecesse. Já adianto a resposta: é melhor prevenir do que remediar. Para o dono do notebook, pode estar tudo perdido, mas lembre-se, para quem achou pode ser só o começo de uma história infeliz.

Fazer um boletim de ocorrência?

Em primeiro lugar, caso você tenha sido vítima de um furto, roubo ou mesmo uma perda do seu notebook, não pense duas vezes, é necessário ir a uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência sobre o fato, forneça o máximo de informações para ajudar na localização da sua máquina ou mesmo para se precaver de possíveis danos que poderão causar com as informações contidas no seu notebook. Infelizmente sabemos que localizar a máquina é praticamente impossível, porém, estaremos fazendo a nossa parte e claro, denunciando mais um roubo, mesmo que pare somente nas estatísticas.

O que preciso para ajudar na busca de recuperá-lo?

Para ajudar a polícia na identificação de seu notebook, caso algum semelhante seja encontrado, deixe uma cópia da nota fiscal e se possível, uma foto da sua máquina, contendo todas as suas especificações.

Programas para instalar que ajudam a recuperar o notebook

Atualmente no mercado existem softwares capazes de localizar um notebook roubado, pois sabemos que, no geral, a polícia por si só não irá localizá-lo. Então, além de fazer os tradicionais backups, se julgar necessário, faça uso de um software. Deste modo então, é possível sim encontrar um notebook roubado, basta executar um aplicativo de monitoramento e recuperação, como zTrace. Quem desejar usar uma dessas opções, deverá gastar em média 60 dólares anuais.

Os aplicativos ficam escondidos no BIOS do seu notebook e, periodicamente, se conecta à internet e comunica assim, a localização. No caso de desaparecimento do seu notebook, independente da circunstância, é necessário apenas contatar a empresa para ativar o rastreamento. O serviço de recuperação irá realizar a localização do notebook perdido através do endereço de IP em que foi conectado.

Veja outras dicas de segurança.

No Macbook existe um programa chamado Hidden que monitora e coleta as informações de localização, faz imagens da tela e tira fotos na webcam a partir do momento em que o roubo é registrado. O material é enviado para o dono.

Aqui no o Brasil as ferramentas estão sendo cada vez mais usadas pelas pessoas, destaco aqui uma empresa que oferece este tipo de serviço, a NotePolice que comercializa o software Notebook Guardian. Em caso de desaparecimento do notebook, basta enviar uma cópia do boletim de ocorrência à NotePolice e assim eles tomarão as providências necessárias para obter uma ordem judicial e assim conferir os dados da pessoa e do endereço onde estiver a máquina roubada ou furtada. Igualmente aos serviços descritos anteriormente, a localização também é feita através do endereço de IP. Para manter esse serviço é necessário pagar 90 reais por ano e abrange todo o território nacional.

Abaixo algumas dicas para evitar perdas e roubos de notebooks

1) Use sempre uma etiqueta em sua máquina com nome e telefone de contato. Não é aconselhável colocar o endereço, já que, não sabemos em que mãos a máquina está.

2) Mantenha o backup sempre atualizado. Cumpra uma rotina conforme a necessidade, pode ser a cada 15 dias ou mesmo a cada mês.

3) Outra maneira que está muito em alta no momento é manter os seus documentos na nuvem, assim, em caso de perda de seu notebook os seus documentos poderão ser acessados de qualquer outra máquina.

Vale lembrar!!!

Sabemos que os roubos de notebook só existem por que há mercado para eles, deste modo, fique atento, nunca compre uma máquina sem a nota fiscal, como também, de uma pessoa ou lugar que você não tenha confiança. Lembre-se que, se você alimentar essa rede de roubos de produtos também poderá, um dia, se tornar a próxima vítima, Então, fique atento!

Leia a seguir: Quais são os perigos da internet?



Você precisa ler isto:

Comentários

TOPO