Olá pessoal, durante um período sempre quando recebia ou lia em algum blog uma dica interessante que envolvia um projeto de e-commerce resolvi anotar. O resultado é a lista abaixo que desejo compartilhar com vocês.

1. Analise e compreenda o mercado potencial.
2. Crie um blog e atualize-o no mínimo três vezes por semana.
3. Instale o Google Analytics.
4. Crie uma oferta especial para fãs no Facebook.
5. Construa Landing Pages perfeitas.
6. Use vídeos direcionados.
7. Use e abuse do google webmaster tools.
8. Ofereça conteúdo customizado.
9. Dê ofertas e serviços personalizados.
10. Fique atento às opiniões.
11. Personalize o e-mail.
12. Crie um portal para o cliente.
13. Recompense clientes leais.
14. Trabalhe com cupons de desconto.
15. Planeje um programa de bônus.
16. Diminua promessas e aumente a entrega.
17. Exponha seus diferencias em todas as páginas.
18. Utilize banners grandes.
19. De preferência por utilizar quatro colunas de produtos.
20. Capte e-mail em todos os momentos.
21. Valorize seu produto, coloque fotos com um tamanho generoso e de qualidade.
22. Coloque tags de atendimento em todo o site.
23. Mostre suas ofertas !!!
24. Simplifique as coisas para cliente, depois que ele escolhe o produto ele só precisa pagar.
25. Mostre mensagens de erro "Amigáveis".
26. Cuide de seus textos.
27. Envie e-mail de parabéns.
28. Estabeleça regras de recuperação de venda por e-mail e por telefone.
29. Cobre métricas diárias.
30. Envie e-mail de confirmação.
31. Envie e-mail de faturamento.
32. Envie e-mail de pesquisa de qualidade.
33. 30 dias após a compra solicite um registro de um comentário sobre o produto.
34. Envie um e-mail agradecendo o comentário.
35. Envie um e-mail sugerindo um desconto para a próxima compra.
36. Envie um e-mail de seis meses de compra perguntando como está o produto.
37. 60 dias após comprar envie e-mail com sugestões e recomendações.
38. 90 dias sem comprar, envie outro e-mail com cupom.
39. 150 dias sem comprar, envie um gift card.
40. Faça o cliente estar sempre experimentando sua loja.
41. Se a loja está evoluindo, faça o cliente notar.
42. De valor ao privilégio de vender para o cliente que escolheu o seu site.
43. Faça de tudo para entregar no prazo e com qualidade.
44. Se for atrasar, informe-o antes de ligar.
45. Se for atrasar novamente, informe-o e dê um brinde.
46. Envie e-mail a cada troca de status do pedido.
47. Faça testes de usabilidade no site da sua loja
48. Estatísticas é o que vale, cuidado com o “achismo”.
49. Organize suas linhas de ação.
50. Crie uma lista do que deve ser melhorado na sua loja.
51. Fidelize seu cliente.
52. Aumente o mix de produtos.
53. Pratique SEO - otimize as palavras-chave para sua loja ser encontrada
54. Fale mais com o consumidor.
55. Divulgue a confiabilidade do seu site.
56. Busque produtos exclusivos para sua loja.
57. Esteja presente nos principais portais comparadores de preços.
58. Busque novas parcerias.
59. Previna a decepção, construa confiança, minimize as devoluções.
60. Tenha disponível um chat online.
61. Defina e planeje os processos de venda.
62. Identifique a correlação entre o custo do produto e as taxas associadas à compra, como o frete por exemplo.
63. Monitore o pós venda.
64. Não tenha medo de opiniões negativas
65. Preste atenção nos fatores que podem estimular a venda por impulso, como vídeos e imagens por exemplo.
66. Faça os feedbacks obtidos gerarem ações efetivas.
67. Saiba atrair a Geração Y para sua loja virtual.
68. Use e abuse das mídias sociais.
69. Abra todos os canais de comunicação para que o cliente não tenha motivos de falar mal de você.
70. Evite a “síndrome do carrinho de compra abandonado”.
71. Mostre a disponibilidade de estoque na página do produto.
72. Recompense clientes leais.
73. Mostre suas garantias e políticas de troca.
74. Mantenha seu site atualizado.
75. Tenha preços especiais e promoções na pagina inicial.
76. Faça promoção de produtos muito “novos” ou muito “velhos”.
77. Identifique o gosto do cliente e ofereça desconto exclusivo.
78. Se você fizer uma oferta especial, tenha certeza de que é especial.
79. Não baixe demais os preços.
80. Use a imagem de parceiros que dão credibilidade.
81. Se você não pode ser grande, seja diferente.
82. Seja realista, se não dá, não dá.
83. O cliente não conhece você, então crie sua imagem.
84. Se surgir algum problema, como falta de estoque ou de entrega, avise imediatamente o cliente e assua a responsabilidade.
85. Use as reclamações dos clientes como uma oportunidade, não como um problema.
86. Não arrume desculpas, arrume soluções.
87. Tenha um plano de crise.
88. Leve sempre em conta os direitos do consumidor.
89. Brindes, atendimento, bons produtos podem ser a diferença entre ganhar um cliente fiel ou deixar de fazer uma venda.
90. Elabore um plano de negócios.
91. Faça uma análise de seus preços e prazos de pagamento frente à sua concorrência
92. Detalhe bem as informações de seus produtos, inclusive com informações técnicas.
93. Fique atento a novas tecnologias utilizadas em lojas virtuais
94. Faça seu cliente feliz