Qual o melhor? Android ou iPhone?

194 21 comentário(s) Gregory Laborde (@gregoryylaborde)

Iremos hoje comparar dois gigantes dos sistemas operacionais para celulares atualmente o iPhone OS e o Android que lutam hoje no mercado para ganhar mais consumidores. Quando iniciamos uma comparações entre estes dois gigantes vemos que o iPhone sai na frente pelo tempo que já está no mercado, desde junho de 2007.

Iremos comparar hoje dois gigantes dos sistemas operacionais para celulares, o iPhone OS e o Android ,  ambos lutam no mercado para ganhar mais consumidores. Quando iniciamos uma comparação entre estes dois gigantes, percebemos que o iPhone acaba ficando na frente em virtude do tempo em que já está no mercado, desde junho de 2007.

Porém, a primeira versão do Android não demorou muito para ser lançada, aconteceu em outubro de 2008.  Um fato bastante interessante sobre este sistema é que o nome que suas versões recebem, somente de  doces, como por exemplo: Cupccake1.5, Eclair2.1 e a mais atual que é o Ice Cream Sandwich 4.0.  Mesmo sendo um sistema relativamente novo se comparado ao iPhone, a sua evolução aconteceu de forma rápida e bastante notória, acredito que por ser baseado em Linux o processo de atualização deste sistema fica bem mais fácil e rápido.

Mas o Android não demorou muito para ser lançado a sua primeira versão em outubro de 2008. Um fato bastante interessante sobre este sistema é que o nome de suas versões recebem o nome de doces como por exemplo: Cupccake1.5, Eclair2.1 e a mais atual que é o Ice Cream Sandwich 4.0, mesmo sendo um sistema relativamente novo se comparado ao iPhone a sua evolução é rápida e bastante notória, acredito que por ser baseado em Linux o processo de atualização deste sistema fica bem mais fácil e rápido.

Roda ou não roda Flash?

Neste aspecto da navegação o Android sai na frente pois roda qualquer site em Flash, inclusive oferece suporte a versão 10.1 deste software, acessando muitos games e vídeos. Um ponto bastante interessante para ser destacado no Android é que ele possui o navegador mais rápido entre os Smartphones. Já o iPhone não possui Flash, mas os seus usuários conseguem executar os seus vídeos tranquilamente utilizando aplicativos, mas a grande quantidade existente de jogos que estão dentro da App Store deixa o usuário “desconectado” com esta necessidade de Flash.

Quanto a navegabilidade e os aplicativos

Os usuários do iPhone deleitam-se por terem a melhor tela multitoque do mercado, que se mostra bastante funcional para a navegação na web. Neste aspecto, o Android sai perdendo, pois a maioria de suas versões não oferece o suporte a multitoque. Em relação aos aplicativos, o iPhone possui a sua App Store que conta com mais de  550 mil aplicativos disponíveis para os seus usuários, oferecendo os mais variados tipos de funcionalidades e serviços, tanto gratuitos quanto pagos. Porém, a Apple, mantenedora do serviço, impõe algumas restrições aos desenvolvedores.

Por ser baseado em software livre, a Android Market não possui muitas restrições, o que já é considerado um passo muito largo se compararmos a App Store. A Android Market cresce muito rápido e a olhos vistos. O Android, pelo seu crescimento acelerado, possui atualmente cerca de 450 mil aplicativos disponíveis para os seus usuários.

Para nós brasileiros existe um certo problema quanto a quantidade de aplicativos desenvolvidos em português que são muito poucos, mas este quadro está se invertendo pois este sistema ganha cada vez mais usuários, em consequência, mais opções de aplicativos.

Quando falamos da conectividade dos aparelhos podemos dizer que os dois se encontram no mesmo patamar, pois possuem suporte a Wi-fi, 3G e tethering que é responsável por oferecer conexão a internet ao seu computador via gadget.

Mas o Android mostra uma grande portabilidade, sem a necessidade de serem instalados softwares em seu computador para que seja possível transferir arquivos.

 

Vantagens do Android

  • Programação para todos: A SDK – kit para desenvolvedores – do Android foi feita para funcionar em Windows, Linux e até mesmo no Mac. A SDK do iPhone infelizmente só está disponível para usuários Mac e para publicar os softwares na loja de aplicativos da Apple e receber os seeds do sistema é preciso pagar US$ 99.
  • Liberdade de escolha: No Android é possível escolher livremente qual aplicativo o usuário quer instalar. Os programas podem ser baixados do Android Market ou diretamente da Internet, sem qualquer validação. Isso traz uma desvantagem, pela falta de segurança que isso pode trazer, mas no iPhone você não pode utilizar um aplicativo que a Apple julgar como improcedente. No Android você usa o que você quiser e assume os riscos por isso.
  • Bateria: Do Android é removível e pode ser facilmente trocada.
  • Jailbreak: Diversos aplicativos do Android já vem com jailbreak, ou seja você que escolhe o que quer instalar.

 

Vantagens do iPhone

  • Navegação, design e usabilidade: Todos sabemos da qualidade aplicada aos apps e telas da Apple. Este é o ponto de vantagem, a navegação e facilidade de uso dos aplicativos é uma vantagem que a iPhone bate o Android.
  • O sistema de notificações Push é algo que falta ao Android. No iOS ele funciona como um serviço (um dos que atuam em multithread) que fica ativo o tempo inteiro avisando sobre novas mensagens no Twitter, ou uma chamada VoIP via Skype ou Vonage, ou várias outras aplicações, mesmo que os softwares não estejam em execução. Para ilustrar: No Android, para receber uma chamada no Vonage, é necessário que o programa esteja ativo, esperando a ligação. No iOS, a ligação é recebida mesmo que o Vonage esteja fechado. Quem faz essa mágica é o Push e sem gastar bateria adicional para isso.
  • Apesar de não ter expansão de memória o iPhone não precisa ser expandido. A quantidade de gigabites que vem presente no aparelho é suficiente e não precisa de cartão extra de memória.
  • Sistema de e-mail do iPhone possibilita inserir diversas contas em único local, nativo. Contas de diversos servidores. Enquanto no Android você precisa de um aplicativo.

 

Exclusividade dos produtos

Os usuários destes sistemas operacionais não tem nada do que reclamar no diz respeito a personalização, pois oferecem uma gama muito grande de widgets, atalhos e muito mais. As pessoas que utilizam um dos seus gadgets não pode reclamar de sua exclusividade, pois é inegável a beleza e qualidade do iPhone, bem como o Android, você tem uma gama imensa de aparelhos e marcas para escolher, não ficando limitado a escolher apenas um fabricante.

 

Comparativo

Comparativo Android iPhone
Número de apps na loja (fonte) 500 mil 600 mil
Variedade de aparelhos mais de 1 1 aparellho
Personalização de tema Completo Imagem de fundo
Média de preço dos aplicativos U$ 3,18 U$ 3,10
Aplicativos grátis 67% 37%
Market Share (Canalys) 33% 16%
Desenvolvedores (inscrição para venda) Grátis U$ 99,90
Desenvolvedores lucro 70% 70%

Agora cabe a você escolher qual o melhor para você!

Recomendamos para você
 

Comentários
Compartilhe com seus amigos:
Novidades
tópicos relacionados
Compartilhe com seus amigos:
últimos reviews
  • 8,6
    Review Moto X - Segunda geração
    O aparelho da Motorola é a prova “viva” que o que está ótimo pode melhorar ainda mais.
  • 8,1
    Review Zenfone 5
    Tela de 5 polegadas, câmera de foto e vídeo superiores aos concorrentes, boa usabilidade e preço baixo. A Asus acertou n...
  • 6,4
    Review Nokia Lumia 635
    Testamos hoje o Smartphone Nokia Lumia 635. Confira abaixo o que achamos.



TOPO