Em pouco mais de uma década de existiencia, a Xiaomi se tornou uma das fabricantes que vende mais celulares, tendo ultrapassado ressentemente a gigante Apple. O segredo é uma proposta agressiva, com smartphones extremamente incríveis e excepcionais no custo-benefício. Atualmente, muitas pessoas perderam a insegurança e começaram a comprar celulares da China. E muitos ainda ficam comfuso quando se fala em versão global. Aqui vamos explicar isso melhor.

O que é a versão global dos smartphones Xiaomi?

A Xiaomi é uma empresa multinacional. Sua sede é na China, mas ela vende smartphones e outros aparelhos para diversos países, inclusive o Brasil. Quando lança um novo aparelho, a Xiaomi faz uma versão para os chineses e outra para outros países do mundo.

E há diferenças importantes nas duas versões, que vamos abordar mais detalhadamente no tópico abaixo.

Por exemplo, mesmo se você comprar um smartphone direto da China, se ele for da versão global da Xiaomi, ele vai funcionar no Brasil, mesmo que não tenha sido homologado pela Anatel. Isso porque com a versão global ele conta com uma homologação internacional, aceita pela Anatel.

Um celular da Xiaomi com a versão global da fabricante tem suporte ao português como idioma e recebe as atualizações OTA (Over-The-Air). Isso faz com que ele seja compatível com as nossas operadores de telefonia.

Diferenças entre a versão global e chinesa

Há diferenças importantes entre as duas versões da Xiaomi. Uma das mais importantes é que a versão chinesa não vem com os serviços Google pré-instalados, como o Gmail e o Google Maps. É necessário instalar a Google Play Store para poder baixar os apps. Já a versão global vem com os apps do Google pré-instalados.

A versão global também deixa de lado os aplicativos chineses que vem pré-instalados na versão vendida na China. E vários desses não podem ser removidos, o que se tornaria um problema para usuários de outros países.

Uma diferença importante é que a versão da China não inclue a banda B20, que é uma frequência de banda que permite aos terminais se conectarem ao 4G que usamos no Brasil, que são as bandas 1, 3, 5, 7 e 28. Se você mora em áreas rurais, é essencial que seu dispositivo contenha esse recurso.

A versão chinesa também se diferencia da versão global só tem os idiomas chinês e inglês disponíveis em sua interface. E em termos de hardware, a versão chinesa tem a vantagem de receber antes da versão global as atualizações do sistema.

Em termos de hardware os smartphones da Xiaomi na China são idênticos aos da versão global. Porém, a caixa dos aparelhos são um pouco diferentes. As informações da embalagem e do manual do usuário na China vem em chinês simplificado, enquanto a versão global se apresenta em inglês.

Há diferença também nos acessórios do aparelho. Na China, o carregador tem um padrão diferente. Os pinos são planos paralelos. Já na versão global, os carregadores tem o padrão de pino europeu.

Como verificar a versão do seu Xiaomi?

Os smartphones que vem com a versão global da Xiaomi contam com uma pequena etiqueta vermelha na caixa que indica "Global Version". Além disso, outra maneira de descobrir a versão é acessando as configurações. Na seção "Informações do telefone", você verá a versão indicada.