A Xiaomi e Chengdu High Tech Disaster Reduction Institute anunciaram algo um tanto interessante e de desenvolvimento conjunto na Conferência de Desenvolvedores Xiaomi de 2019. Foi lançado oficialmente um sistema de alerta de terremotos de até dois meses de maneira integrada na MIUI e Xiaomi TV, fazendo da Xiaomi a primeira empresa com sistema de alerta de terremotos integrado em múltiplas plataformas.

O sistema de alerta opera com caixas pop-up para avisar então os usuários quando se faz necessário. Qualquer abalo sísmico que possa provocar algum tipo de perigo chega ao sistema que repassa o aviso. Entre os detalhes mostrados, estão as localizações das ondas sísmicas, área de epicentro e a magnitude do terremoto. Há também uma contagem regressiva, que quando chega ao fim, um serviço de emergência é acionado.

A Xiaomi se pronunciou sobre o sistema, dizendo que "quando há um forte terremoto em áreas próximas, o celular te dará alguns segundos para lembrar você da janela pop-up e som de alarme, para ganhar tempo para se evitar riscos. Além disso, também providenciamos informações do abrigo de emergência mais próximo. O cartão de informações de resgate ajuda a receber assistência em momentos críticos".

A funcionalidade pode ser acessada no aplicativo Mobile Butler na MIUI 11, dentro de "Family Care" haverá a nova opção de "earthquake warning", ou literalmente "alerta de terremoto". Já na Xiaomi TV, algumas áreas apenas são suportadas, mas caso se esteja em uma área inclusa, mensagens chegarão com alertas e instruções sobre terremotos.

Um sistema desses é funcional para brasileiros no exterior, uma vez que por aqui não seria de grande uso devido ao baixíssimo potencial sísmico brasileiro. Mas um smartphone com MIUI 11 enquanto se viaja pode te deixar alerta para possíveis riscos.