O WhatsApp está realizando um conjunto de ações de inclusão de recursos há algum tempo. Entre os recursos recentemente introduzidos na popular plataforma de mensagens instantâneas, estão a capacidade de mover mensagens de iPhones para Pixels, a opção de enviar mensagens que desaparecem, entre outras funções.

Além disso, a conta oficial do WhatsApp no Twitter, divulgou sobre a inclusão de um novo recurso que milhões de usuários vêm exigindo há muito tempo. Sim, o WhatsApp finalmente permite que você ouça as mensagens de voz antes de enviá-las.

Sendo assim, veja abaixo, como você pode usar o novo recurso de ouvir a mensagem de voz do WhatsApp para garantir que você não acabe enviando uma mensagem de voz que você pode mais tarde se arrepender.

Por que você pode querer ouvir as mensagens de voz do WhatsApp antes de enviá-las?

Whatsapp
Whatsapp

Enviar mensagens de voz do WhatsApp parece bastante casual, mas muitos usuários usam esse recurso para fins profissionais e pessoais.

Quando você está enviando uma mensagem "profissional", pode ser importante ter certeza de que você está citando a informação correta. E é aí que ouvir a mensagem de voz antes de enviar pode ser importante.

Porém, o recurso também pode ser útil para uso casual. Se você está conversando em um grupo de amigos, ou enviando uma mensagem para sua mãe, certificar-se de que a sua mensagem de voz está correta pode evitar confusão, bem como fazer o destinatário te entender melhor.

Além disso, isso pode te salvar de constrangimento no caso de ruídos de fundo estranhos acidentalmente gravados na mensagem de voz.

Como ouvir mensagens de voz do WhatsApp antes de enviar?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Antes de começar, certifique-se que você está usando a versão mais recente do WhatsApp Messenger. Para fazer isso, tudo o que você precisa fazer é abrir a Google Play Store, procurar o WhatsApp e verificar se você vê a opção de Atualizar.

Assim que todos os pré-requisitos foram cumpridos, vamos verificar como fazer isso:

  1. Abra um contato do WhatsApp ou um bate-papo em grupo e procure o ícone do Microfone;
  2. Em seguida, toque no ícone do microfone, segure-o e deslize para cima em direção ao ícone de bloqueio acima, para iniciar o modo de gravação;
  3. Depois disso, comece a falar e use o botão gravar vermelho para parar a gravação;
  4. Posterior a isso, você pode usar o ícone Reproduzir para ouvir a sua gravação;
  5. Se você estiver satisfeito, use o botão Enviar. Caso contrário, use a lata de lixo para excluir a gravação. Repita o processo para iniciar uma nova gravação.

E antes dessa atualização, como funcionava o envio de mensagens de voz no WhatsApp?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Agora, para aqueles de vocês não muito bem versados com como o recurso de mensagem de voz do WhatsApp funcionou até agora, aqui está uma explicação curta.

Em versões anteriores do WhatsApp, você tinha que pressionar por muito tempo o botão do microfone ao lado da caixa de texto para iniciar uma mensagem de voz. No momento em que você levantou o dedo do ícone do microfone, a mensagem seria enviada automaticamente.

Embora esta fosse uma forma rápida de enviar mensagens de voz, nem todos se sentiam confortáveis em usá-las porque não oferecia opção de verificar o quão boas ou ruins soavam ou mesmo deixá-las verificar se há erros antes da mensagem de voz passar.

Para corrigir esse problema, o WhatsApp deu aos usuários, a opção de deslizar e cancelar uma gravação (enquanto a mensagem ainda está sendo gravada) se você não estavam muito felizes com o que disse. No entanto, isso ainda não era tão bom quanto realmente ouvir uma mensagem antes de enviar.

E é exatamente isso que o WhatsApp fixou com a atualização recente. O novo recurso já está disponível para versões Android e iOS do WhatsApp e agora está liberada aos usuários em todo o mundo.