Logo no 1º dia do mês de dezembro, o WhatsApp anuncia a chegada de novas funções para o mensageiro, e uma delas já era aguardada por muitos usuários. O aplicativo do mensageiro verde ganhou uma pesquisa avançada de figurinhas, para que os usuários consigam buscar os stickers a partir de palavras-chave e emojis.

Essa é uma função que já era muito aguardada pela legião de usuários da plataforma, já que essas figurinhas são muito usadas, mas estão localizadas de forma bagunçada em um única aba do aplicativo. Com a implementação de uma busca aprimorada, agora o usuário pode ter centenas, talvez milhares de stickers, e mesmo assim terá fácil acesso, por apenas buscar palavras-chave. O WhatsApp inclusive está solicitando para os criadores de stickers atualizarem as duas figurinhas com a inclusão dessas palavras e até emojis para fácil localização. Na prática, a aba de "Stickers" receberá um campo de busca assim como já temos na aba de "Gifs".

Outra novidade na plataforma do mensageiro se refere a personalização de papéis de parede, com a opção de customizar um wallpaper diferente para cada conversa no aplicativo e assim poder distinguir os chats baseados somente pelo plano de fundo.

Essa customização também permite definir uma imagem de fundo automática dependendo do WhatsApp estar no modo claro ou escuro. Além disso, o mensageiro ganhou novas opções de papéis de parede, como novas cores de wallpaper e doodles, que são aqueles ícones tradicionais que são utilizados em determinados papéis de parede.

Sistema de customização de wallpapers.
Sistema de customização de wallpapers.

Stickers "Juntos em Casa"

Ainda no assunto de figurinhas, o WhatsApp também revelou que novas figurinhas animadas foram inseridas para o pacote "Juntos em Casa", adesivos que foram criados pelo próprio mensageiro em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), inspirado no isolamento social da pandemia global de Covid-19.

Disponibilidade

No momento, a atualização está disponível para todos os usuários do sistema operacional iOS e pode ser facilmente baixada na App Store. Para os usuários Android, porém, a atualização deve chegar aos poucos e em breve.