O WhatsApp lançou uma atualização pensada para essa quarentena, permitindo que chamadas de vídeo incluam até 8 participantes (antes restrita à 4 participantes no máximo), tanto no Android quanto no iOS. Devido a pandemia de coronavírus, as conexões à distância são importantíssimas tanto na esfera pessoal como na profissional, assim o distanciamento social pode ser minimizado entre famílias e reuniões profissionais podem acontecer de maneira mais completa e prática pelo aplicativo de mensagens.

Para acessar a nova funcionalidade, é necessário atualizar o aplicativo e todos os participantes da chamada de vídeo deverão ter a versão mais recente do WhatsApp. O recurso, porém, está sendo disponibilizado gradualmente, inicialmente disponível na versão beta do app, então não se desespere caso não consiga acessá-la de imediato, pois o recurso não deverá tardar para chegar à versão estável.

Quem utiliza a versão Beta 2.20.133 para Android e a versão Beta 2.20.50.25 para o iOS possui o recurso ativado já há alguns dias, mas é impossível realizar uma chamada de vídeo entre usuários da versão beta com usuários da versão estável.

Você pode acessar o recurso, caso já esteja liberado no seu app, na aba "Chamadas" no WhatsApp, e em seguida selecionando "Nova chamada em grupo" e até 7 participantes poderão ser selecionados. Para ativar a chamada de vídeo, basta clicar no ícone de câmera e sua imagem será transmitida. O mesmo processo pode ser feito de maneira mais simples dentro de um grupo de conversa pré-existente.

Caso você ainda não tenha esse recurso liberado e não queira esperar, você pode baixar manualmente a versão beta do app. Contudo, versões não estáveis não se encontram na Play ou App Store. Para instalar a versão Beta do WhatsApp, você teria que desinstalar o aplicativo existente no seu aparelho (lembre-se de fazer o backup de suas conversas antes) e então baixar e instalar manualmente a versão Beta através do site APKmirror (neste link: https://www.apkmirror.com/apk/whatsapp-inc/).

Selecione a versão 2.20.133 ou superior e terá o novo recurso disponível, desde que os outros participantes da chamada também estejam com o recurso liberado. É recomendável esperar que o recurso seja liberado por completo na versão estável do app, pois basta atualizar seu WhatsApp normalmente pela sua respectiva loja de aplicativos e evitar trabalho desnecessário por um adiantamento muito curto. Não há previsão ao certo para que todos os usuários da versão estável tenham acesso ao novo limite de participantes de chamadas, porém não deverá demorar.