Oficina da Net Logo

WhatsApp: Novo golpe que circula pelo mensageiro promete internet grátis mas instala vírus

Novo golpe visa a instalação de vírus no aparelho do usuário.

Por | @fsbeling WhatsApp Pular para comentários

Novamente, como já não é novidade, mais um golpe está circulando pelo aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, desta vez, a promessa é de internet grátis, mas na verdade é uma tentativa para infectar aparelhos com vírus.

O esquema foi descoberto pelos pesquisadores de segurança da PSafe. A mensagem que está circulando pelo WhatsApp oferta 20 GB de internet grátis podendo ser utilizada por até 60 dias, porém, isso não passa de uma falsa oferta para enganar os usuários do mensageiro e assim espalhar vírus.

A estratégia adotada é a seguinte: O usuário precisa no final da mensagem clicar em um link, o qual o direcionada para um site “x” para então obter o suposto prêmio. Feito isso, o site falso faz três perguntas ao usuário “Quantos dias de internet gratuita você deseja ativar?”, “Quantos GB você gostaria de receber de sua operadora?” e “Qual rede você gostaria de ativar?”, para cada pergunta existem opções a escolher.

QuestõesQuestões Leia em destaque: Como fazer figurinhas no WhatsApp?.

 Assim que a vítima responder a todas essas questões, para que a internet grátis seja disponibilizada, os criminosos solicitam que a promoção seja compartilhada com três amigos e três grupos do WhatsApp.

MensagemMensagem

Leia também:

Contudo, como a oferta não existe e o site é uma página falsa, começam então a aparecer alertas de supostos problemas no smartphone da vítima, com orientações para baixar alguns aplicativos, os quais são maliciosos. Desta maneira, os hackers estão espalhando pelo mensageiro uma oferta de internet grátis mas estão instalando vírus nos aparelhos dos usuários.

De acordo com as informações da PSafe, a falsa oferta de internet grátis conseguiu 45 acessos por minuto. A recomendação de especialistas de segurança é que o usuário busque sempre conferir se a informação realmente é verdadeira antes de sair clicando em mensagens com ofertas muito vantajosas.

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #whatsapp  #golpe  #virus  #internet
Comentários
Carregar comentários