Oficina da Net Logo

Atenção! Golpe no WhatsApp promete mostrar postos que possuem combustível

Como podemos ver, os cibercriminosos não perdem qualquer oportunidade para acumular vítimas, sendo que estão aproveitando a greve para fazer com que pessoas caiam em seus golpes.

Por | @oficinadanet WhatsApp

Nesta terça-feira (29), a greve dos caminhoneiros está chegando ao nono dia, o que provocou o desabastecimento em várias cidades do país. O combustível é um dos itens que acabaram por primeiro, o que causou uma corrida em postos. Na tentativa de encontrar postos que ainda tenham combustível, muitos usuários do WhatsApp estão caindo em um novo golpe, que promete mostrar os locais com alguma reserva.

Como podemos ver, os cibercriminosos não perdem qualquer oportunidade para acumular vítimas, sendo que estão aproveitando a greve para fazer com que pessoas caiam em seus golpes.

Atenção! Golpe no WhatsApp promete mostrar postos que possuem combustível.Atenção! Golpe no WhatsApp promete mostrar postos que possuem combustível.

Leia também:

De acordo com a empresa especializada em cibersegurança Kaspersky Lab, mais de 65 mil já clicaram no link de uma mensagem que promete mostrar uma lista dos postos que receberão gasolina na cidade cadastrada pelo usuário. No entanto, a lista será mostrada somente após o compartilhamento da mensagem entre os amigos.

Como bem sabemos, o fato de receber a mensagem de um conhecido acaba dando uma certa veracidade ao material, e assim, não gerando desconfiança. O golpe em questão começou a circular no último domingo (27). Ao clicar no link mencionado, os usuários são transportados a um site com a logomarca da Petrobras em que precisam responder algumas questões.

Como já era de se esperar, o site não revela os postos que receberão gasolina, mas sim, segundo a Kaspersky Lab, o usuário é redirecionado para páginas que divulgam serviços de assinatura de mensagens SMS cobradas na fatura dos telefones com planos pós-pago ou subtraídos dos créditos de clientes pré-pagos.

Não seja a próxima vítima!

Para não cair nesse ou mesmo em golpes semelhantes é necessário que o usuário tenha o hábito de verificar a veracidade das informações antes de repassá-las ou mesmo seguir adiante em uma coleta de dados. Para completar, é importante manter sempre mecanismos de segurança atualizados.

MAIS SOBRE WhatsApp golpe Brasil
SHARE
+ Notícias
Assine a nossa newsletter
Comentários