O WhatsApp tem sido uma plataforma propícia para golpes e fraudes ao longo dos anos. Os criminosos se adaptam e desenvolvem novas táticas para enganar os usuários e obter benefícios ilícitos. É a plataforma de mensagens amplamente usada, no Brasil é fácil dizer que é a mais usada. Agora vamos dar uma olhada em alguns dos golpes mais notórios e como eles evoluíram ao longo do tempo.

2022: Golpe das Passagens Aéreas

No golpe das passagens aéreas, os criminosos se passaram por companhias aéreas conhecidas, como a Iberia, e prometeram sortear passagens gratuitas para destinos populares. Os usuários eram direcionados para um site falso onde eram solicitados a preencher uma pesquisa e participar de um jogo para ganhar o prêmio. Esse golpe explorava a confiança do usuário e a busca por ofertas atraentes.

2022: Golpe do Roubo de Contas

O golpe do roubo de contas do WhatsApp envolveu hackers que exploraram o serviço de encaminhamento de chamadas das operadoras de telefonia. Eles convenceram as vítimas a ligar para um número específico e configurar o encaminhamento de chamadas usando códigos MMI. Os hackers obtinham acesso ao código de verificação do WhatsApp por meio de chamadas de voz e assumiam o controle das contas das vítimas. Esse golpe demonstrou a sofisticação dos criminosos ao explorar as vulnerabilidades dos serviços de telecomunicações.

2020 - 2021: Golpes da Pandemia

Com a pandemia da COVID-19, os golpistas encontraram uma nova maneira de enganar as pessoas. Alguns golpes conhecidos envolviam a promessa de máscaras grátis, vacinas, ou testes para a COVID-19. O usuário era levado até páginas falsas para fornecer suas informações pessoais, ou tinha seus dados roubados através de aplicativos supostamente úteis para lidar com a situação da pandemia.

2019: Golpe do FGTS

FGTS
FGTS

O golpe de 2019 envolvia mensagens fraudulentas sobre a liberação de fundos do PIS/Pasep e FGTS. O fraudador encaminhava uma mensagem com um link para o usuário verificar se estava apto a receber o benefício. Ao clicar, o usuário era direcionado para uma página falsa, onde suas informações pessoais e bancárias eram solicitadas.

2018: Golpe do Dia dos Namorados

Um golpe específico para o Dia dos Namorados veio à tona em 2018. Uma mensagem prometia cupons de presentes de marcas famosas. Durante o processo, pedia-se que a vítima preenchesse um questionário com suas informações pessoais, as quais caíam diretamente nas mãos dos golpistas.

2017: Golpes de Assinaturas e Convites VIP

Em 2017, os golpes do WhatsApp foram focados em assinaturas premium e convites VIP. Golpistas prometiam assinatura gratuita por um ano no Netflix ou Spotify, se a vítima compartilhasse a mensagem com 10 contatos. Para os convites VIP, a vítima deveria clicar num link que supostamente a levaria para um convite para eventos exclusivos.

2016: Golpe da Videochamada

"Videochamadas para todos!" - era o que os usuários esperavam em 2016. Golpistas se aproveitaram dessa antecipação para criar um golpe onde prometiam a nova funcionalidade antes do lançamento oficial. O golpe envolvia a vítima recebendo uma mensagem para ativar o recurso, ao clicar no link fornecido, o usuário era redirecionado para um site fraudulento.

2015: Falso Voucher de Desconto

Este foi o ano do infame golpe do voucher. O usuário recebia uma mensagem prometendo descontos em lojas conhecidas como Zara ou Starbucks, mas deveria compartilhar a mensagem com um número específico de contatos antes de poder receber o prometido voucher. Uma vez que a vítima clicava no link, era direcionada para um site de phishing onde informações confidenciais poderiam ser roubadas.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos golpes que têm ocorrido no WhatsApp ao longo dos anos. Os criminosos continuam a se adaptar e encontrar novas maneiras de enganar os usuários. É essencial que os usuários estejam sempre alertas e adotem medidas para proteger suas informações pessoais e evitar cair em golpes.

Como se proteger

  • Desconfie de promoções e sorteios muito bons para ser verdade. Verifique a autenticidade das informações antes de compartilhar ou fornecer dados pessoais.
  • Nunca clique em links suspeitos ou baixe aplicativos de fontes não confiáveis.
  • Esteja atento às configurações de segurança do seu WhatsApp, como a autenticação em duas etapas, para proteger sua conta.
  • Verifique a autenticidade das mensagens e informações recebidas através de uma pesquisa rápida na internet.
  • Eduque-se sobre golpes comuns e esteja alerta para sinais de fraude, como erros ortográficos e solicitações de informações pessoais.

Lembre-se, a segurança online é uma responsabilidade compartilhada. Fique atento aos golpes do WhatsApp e proteja-se para desfrutar de uma experiência segura enquanto utiliza o aplicativo.