Novo golpe no WhatsApp oferece kit de maquiagem gratuito no Dia das Mulheres

Golpe começou a ser propagado pelo mensageiro na última terça-feira (06) e utiliza kit de maquiagem da empresa O Boticário como ísca para atrair vítimas.

Por | @fsbeling WhatsApp

Os usuários do WhatsApp, mais uma vez são alvos de golpes divulgados pelo mensageiro e mais uma vez a empresa "O Boticário" é usada para atrair mais vítimas. Com a aproximação do dia 08 de março em que é comemorado o dia internacional das mulheres, eis que um novo ataque surge no WhatsApp, oferecendo para aqueles que clicarem em um determinado link, acessando o site da empresa de produtos de beleza "O Boticário", leva um kit de maquiagem gratuitamente.

Novo golpe no WhatsApp oferece kit de maquiagem gratuito no Dia das Mulheres

Novo golpe comelou a ser propagado ontem, 06 de março.

No entanto, ao seguir as orientações dos criminosos, a pessoa acaba sendo direcionada para páginas falsas com muitas propagandas que são estratégias montadas pelos criminosos para ganharem dinheiro, de acordo com a Kaspersky Lab, empresa de segurança.

Os criminosos bolam mensagens para estimular o compartilhamento com outros contatos e conseguir alcançar um maior número de vítimas dentro do mensageiro. Além disso, eles ainda usufruem da possibilidade de compartilhar este tipo de informação falsa dentro de sites e através de notificações em navegadores.

Mensagem falsaMensagem falsa

A campanha fraudulenta, segundo a assessoria da Kapersky Lab no Brasil, começou a ser disseminada a partir da terça-feira (06) às 10h34 min e continua disponível, assim como a página para qual a mensagem falsa direciona o usuário. Contudo, a empresa diz que ainda não se tem informações sobre o número exato de vítimas, uma vez que não houve a identificação de nenhum link encurtado. “Em alguns casos, quando o golpe é completado, pode até ser oferecido a instalação de um aplicativo com caráter malicioso”, informou a empresa de segurança.

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kasperksy Lab , disse “Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas”.

Outros Golpes

A rede Wallmart foi utilizada por criminosos no mês de dezembro de 2017, onde uma mensagem enviada pelo mensageiro divulgava uma promoção para concorrer a R$ 40 mil em prêmios. Logo em seguida, em janeiro, um phishing prometia um desconto de até R$ 50 como recompensa para quem respondesse uma pesquisa de satisfação do Burger King através do WhatsApp.

Golpe aplicado a pouco tempo atrásGolpe aplicado a pouco tempo atrás

Leia também:

Contudo, ainda em janeiro, os golpistas anunciaram uma falsa oferta de emprego da empresa Cacau Show, para atrair mais vítimas. Já em fevereiro, foi a vez da empresa O Boticário ser utilizada, com a promessa de amostra grátis da linha Nativa SPA para quem acessasse o site indicado na mensagem.

Como se proteger?

Fique atento a todas as mensagens que receber pelo aplicativo de mensagens instantâneas com indicação para clicar em link, independente se essa mensagem vier de uma pessoa conhecida ou não. Caso seja uma promoção, entre em contato com a empresa para se certificar se a mesma é verdadeira.

A Kaspersky Lab salienta que os usuários não devem clicar em links de e-mail suspeitos, acessar sites desconhecidos e não clicar em banners em sites. Além disso, informa que é extremamente importante manter um antivírus atualizado para maior proteção do dispositivo. Também nunca autorize notificações de websites desconhecidos.

DEIXE SEU COMENTÁRIOComente aqui
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários