Novo golpe no WhatsApp utiliza promoção de O Boticário da linha Nativa SPA

Site oferece amostra grátis do produto da linha Nativa SPA e já conseguiu enganar mais de 140 mil usuários.

Por | @fsbeling WhatsApp

Segundo análise da companhia de segurança PSafe, desenvolvedora do antivírus DFNDR Security, uma promoção da marca O Boticário está sendo disseminada pelo aplicativo de mensagens WhatsApp como isca para um golpe desde a última sexta-feira (16).

Desta vez os golpistas utilizaram as mesmas informações de uma promoção oficial que está sendo propagada pela empresa de cosméticos, cuja estratégia é alcançar um número ainda maior de vítimas, com o objetivo de enviar notificações futuras no smartphone dos usuários para aplicação de novos golpes e roubo de dados.

De acordo com a PSafe, ao acessar a página, cujo endereço começa com https:// que indica supostamente maior segurança ao acessá-lo, direciona a vítima a um questionário com três perguntas, as quais são:

  • Você já fez compras na O Boticário este ano?
  • Já usou o nosso site para efetuar compras?
  • Recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?

A falsa mensagem oferece amostra grátis do produtoA falsa mensagem oferece amostra grátis do produto

Leia também:

Ao responder as perguntas é solicitado ao usuário o compartilhamento da falsa promoção com amigos. O diretor do laboratório de segurança DFNDR Lab, Emilio Simoni, comentou sobre a nova estratégia dos golpistas: “No passado era muito mais complicado ter um site com https. Por esse motivo, as pessoas passaram a associá-lo, de maneira equivocada, a sites confiáveis. Na realidade, o https indica que a conexão entre o usuário e o site é segura, mas não que o site em si é verdadeiro. Portanto, esse não pode ser considerado um parâmetro em que o usuário possa confiar.”

Perante esta situação, o especialista no assunto, recomenda a instalação de um aplicativo com bloqueio de phishing, completou dizendo “Também é necessário desconfiar de promoções exageradas e se certificar de sua veracidade diretamente no site oficial da empresa atrelada”.

Ao aceitar as notificações, os usuários podem estar sujeitos a roubo de dados e há instalações futuras contendo vírus. No entanto, até o presente momento a companhia de segurança não conseguiu registrar nenhum roubo de informação assim como a instalação de vírus nos smartphones.

Dicas para evitar cair em golpes no mensageiro WhatsApp

  1. Evite acessar links estranhos recebidos em conversas no WhatsApp, mesmo que venha de pessoas conhecidas;
  2. Não compartilhe informações pessoais em sites desconhecidos;
  3. Para evitar que programas mal intencionados sejam instalados no seu smartphone, usuários Android podem instalar um antivírus para barrar o acesso a este tipo de conteúdo;

Finalizando, o especialista Simoni ainda informou que no quesito segurança a Apple leva vantagem “No geral, golpes assim afetam mais usuários Android porque o sistema operacional é utilizado por grande parte da população. No entanto, alguns golpes envolvendo engenharia social atingem tanto usuários de Android quanto de iOS”.

MAIS SOBRE whatsapp app aplicativos
SHARE
+ vistos em WhatsApp
Comentários
 
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar