Oficina da Net Logo

Novo golpe que circula no WhatsApp oferece isenção do IPVA

Novo golpe diz respeito a um projeto social do governo para isenção do pagamento do IPVA.

Por | @fsbeling WhatsApp Pular para comentários

Mais um golpe está circulando pelo aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, isso mesmo, desta vez os alvos são os condutores de veículos automotores no Brasil, o novo golpe diz respeito ao pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores.

O novo golpe prospera sobre um suposto projeto social do governo que isenta o pagamento do IPVA para diversas famílias em todo o país, assim como nos demais golpes já espalhados pelo aplicativo, a mensagem possui um link para que o usuário clique e confira se a sua família se encaixa nos pré-requisitos para ficar isento do pagamento do imposto.

Além disso, o Kapersky Lab salienta que ao clicar no link, o usuário também dica sucetível ao recebimento de outras notificações maliciosas pelo navegador a fim de conseguir capturar os dados pessoais das vítimas e outras informações sobre o usuário. Veja a imagem abaixo com a mensagem que está circulando pelo WhatsApp:

ofertasMensagem sobre isenção do IPVA
Leia em destaque: Como fazer figurinhas no WhatsApp?.

Ao clicar no link, o usuário é direcionado para um site que solicita algumas informações e compartilhamento da mensagem em uma quantidade significativa até que uma barra seja totalmente completada. Veja na imagem abaixo.

Página em que a vitima é direcionadaPágina para qual a vitima é direcionada

Segundo dados levantados pela empresa de segurança Kaspersky Lab somente no mês de janeiro foram mais de 2 milhões de vítimas feitas em campanhas com mensagens maliciosas pelo aplicativo WhatsApp. Com base nestes números, a companhia de segurança acredita que neste ano estes casos serão cada vez mais frequentes.

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, disse “Como esse será um ano de eleições e contará com um dos maiores eventos mundiais esportivos, podemos esperar que muitos outros golpes circulando pelo WhatsApp no país, dada sua grande popularidade e facilidade de monetização por parte dos cibercriminosos”.

Precauções

Fique atento aos links recebidos com conteúdo promocionais ou com isenção de pagamentos como neste caso do IPVA, mesmo que tenha recebido a mensagem de um usuário conhecido. Para se certificar de que a informação é verdadeira, contate a empresa que é citada na mensagem para verificar a autenticidade da informação.

Evite clicar em links tanto por e-mail como em aplicativos de mensagem. Outra dica é de que o usuário faça a verificação seguidamente das definições de segurança do seu navegador, tanto no smartphone como no computador. Além disso, não autorize receber notificações de qualquer site.

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #golpe  #WhatsApp  #apps  #aplicativos
Comentários