WhatsApp: Cupom de desconto do Burger King é golpe

A PSafe recomenda que todos os usuários de aplicativos desconfiem de promessas exageradas.

Por | @fsbeling WhatsApp

Um novo golpe está circulando pelo aplicativo de mensagens WhatsApp envolvendo a rede de lanches Burger King, o usuário recebe uma mensagem ofertando um cupom de desconto de 50 reais das lojas da rede, juntamente com um link para efetuar o cadastro. No entanto, a rede de lanches Burger King disse que a informação é falsa.

De acordo com o DFNDR, laboratório especializado em cibercrime da empresa de segurança PSafe, este golpe é semelhante aos demais que já circularam pelo aplicativo, a lógica é a mesma, induzir o usuário a clicar no link malicioso, muito parecido com a URL da empresa. Assim que recebe o clique, a página direciona para um site falso para realizar um cadastro em serviços de SMS pago, que passam a cobrar indevidamente ou induzem a aplicativos falsos, com o objetivo de infectar o aparelho e deixá-lo vulnerável. Para que o usuário não desista de fazer o cadastro, uma mensagem de que a promoção está acabando consta na página, ou seja, estratégias para conseguir que as pessoas caiam na cilada.

PSafe recomenda desconfiar de qualquer promessa exagerada pelos aplicativosPSafe recomenda desconfiar de qualquer promessa exagerada pelos aplicativos

Leia também:

Segundo a PSafe, foram impedidas pelo DFNDR Security de clicas no link malicioso aproximadamente 260.000 pessoas, através do aplicativo criado pela empresa que visa bloquear links e conteúdos suspeitos, isso somente nas últimas seis horas, o que significa que o número de acessos totais ao link poderia ter sido maior.

Com isso, a PSafe recomenda que os usuários de aplicativos desconfiem de qualquer promoção ou promessa exagerada. Outra dica é sempre verificar com a empresa em questão se a promoção é válida ou não, antes de sair clicando no link.

Além disso, é interessante que o usuário mantenha o seu smartphone com um software de segurança que seja antiphishing, pois possui a capacidade de analisar todas as possíveis ameaças.

Agora, se você já clicou no link, o ideal é que você entre em contato com a operadora de telefonia celular que contratou para solicitar o bloqueio de qualquer serviço SMS pago que o hacker já possa ter contratado. Outra recomendação é passar um antivírus no dispositivo, além de remover todas as permissões de notificações do Chrome, evitando assim, o recebimento de mensagens maliciosas com novos golpes.

MAIS SOBRE apps WhatsApp mensagem
SHARE
+ Notícias
Comentários
 
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail