O Jitsi Meet é um software totalmente gratuito para videoconferência. Pouco conhecido, principalmente por não pertencer a nenhum grande desenvolvedor, o site/aplicativo era desconhecido até para mim.

Mas na tentativa de buscar ferramentas realmente gratuitas e sem limites ou restrições, ele apareceu em uma lista nas minhas buscas exatamente como indica o título deste artigo, "Fuja do Zoom e do HouseParty" .

Se você está por dentro das últimas novidades em tecnologia de videoconferência, já deve ter lido que ambos os aplicativos são uma porta para vazamento de informações. E isso ninguém quer, nem em uma roda de amigos e muito menos em uma reunião importante de trabalho, onde informações confidenciais transitam.

Para utilizar o Jitsi Meet não há necessidade de uma conta e a criptografia de dados está presente por padrão, então parece que até o momento, o Jitsi Meet é gratuito e protege totalmente seus dados.

O serviço funciona em basicamente todas as plataformas, móveis ou não, em smartphones e tablets basta utilizar o aplicativo e em computadores, usando simplesmente um navegador.

Eu incluiria o Jitsi Meet na mesma lista que estava o Telegram há meses atrás. Pouca gente conhecia, pouca gente utilizava, mas quem passou a usar não troca mais por nada. Isso pode inicialmente tornar a ferramenta um tanto quanto difícil de passar a ser amplamente utilizada.

O serviço é muito completo e rico em recursos. Por exemplo, você pode optar por alternar a exibição dos participantes em um mosaico clicando no botão com quatro quadrados, compartilhar sua tela, acessar um bate-papo ou até "Levantar a mão" para indicar que deseja falar sem interromper seus interlocutores.

Para criar uma videoconferência usando Jitsi Meet

  1. Abra navegador e acesse: https://meet.jit.si/.
  2. Dê um nome a sua sala de reuniões.
  3. Crie uma senha para acesso.
  4. Compartilhe o link e a senha com os participantes.

O Jitsi Meet traz até um recurso que demorou para chegar ao Skype por exemplo, você pode desfocar o fundo, pode compartilhar sua tela, comaprtilhar um vídeo do YouTube que será integrado diretamente à conversa por vídeo.

Use o Jitsi Meet sempre com senha para garantir maior segurança às suas reuniões
Use o Jitsi Meet sempre com senha para garantir maior segurança às suas reuniões

E por falar em YouTube você pode também transmitir o conteúdo para o Youtube, só isso já torna o Jitsi Meet uma ótima ferramenta para lives entre cologas de profissão que curtem o bate papo e também fazer coberturas de eventos on-line. Além de tudo isso, é possível gravar toda a sua reunião em vídeo.