A expansão do 5G vem sendo aguardada por muitas pessoas, afinal, essa tecnologia entrega uma velocidade de transferência de dados consideravelmente melhor que o 4G, além de ser bem mais estável, podendo ser usada não só em smartphones, mas também em carros autônomos, realidade aumentada e muito mais.

No entanto, quando falamos em privacidade e segurança, o 5G ainda peca bastante. Pesquisadores da Universidade de Purdue e da Universidade de Iowa, criaram uma plataforma autônoma inteligente chamada "5GReasoner", e ela foi capaz de descobrir pelo menos 11 vulnerabilidades nos protocolos de rede do 5G.

A equipe conseguiu rastrear a posição geográfica e até mesmo enviar um alerta de emergência falso para o dispositivo. Além disso, uma vulnerabilidade específica permitia realizar uma espécie de "downgrade" nos protocolos para que o celular pudesse ser invadido mais facilmente.

Os pesquisadores foram capazes de concluir que a maioria desses problemas também são encontrados no 4G, deixando bem claro que o 5G não evoluiu muito no quesito segurança. Dados mais precisos não foram divulgados pela equipe, afinal, isso permitiria que pessoas mal intencionadas explorassem essas vulnerabilidades.

De qualquer forma, a GSM Association foi notificada, e pouco tempo depois respondeu dizendo que, de fato, existem brechas no 5G e que será necessário muito trabalho para realizar a modificação dos protocolos, algo que pode atrasar a expansão.

Fonte: GizChina