Sabe-se que a Amazon realiza o descarte de produtos de terceiros que ficam abandonados em seus armazéns. Isso se deve ao custo envolvido para realizar a devolução aos vendedores (logística) ou a reciclagem. Para minimizar este problema, a gigante do e-commerce anunciou recentemente um programa para sua loja nos EUA e no Reino Unido que consiste em doar produtos indesejados de fornecedores do Marketplace de terceiros em vez de jogá-los no lixo.

O novo projeto colocado em prática, chamado de Fulfilled by Amazon Donations, coletará milhares de produtos de vendedores terceirizados que não conseguiram vender os produtos por algum motivo e doará para instituições sem fins lucrativos dos EUA, várias instituições de caridade e o Exército de Salvação.

O motivo de haver tantos produtos sendo descartados é variado, podendo ser por conta de devoluções, lotes com defeito, produtos que não agradaram os consumidores etc. Segundo a CBS News, a Amazon já chegou a enviar, através de uma única unidade, cerca de 293 mil produtos para o deposito de lixo em um período de apenas 9 meses. Foi revelado no início do ano também, através de um documentário, que foram descartados, apenas no ano de 2018, 3 milhões de televisões somente na unidade da França.

Descarte de produtos na Amazon

A diretora do setor de caridade da Amazon, Alice Shobe, disse:

"Sabemos que colocar os produtos nas mãos de quem precisa deles transforma vidas e fortalece as comunidades locais. Estamos muito satisfeitos em estender este programa para os vendedores que usam nossos serviços de atendimento"

As doações da Amazon irão iniciar a partir do dia primeiro de setembro. O programa será padrão para os vendedores de Marketplaces que optarem pelo serviço de armazenamento e distribuição feito pela Amazon. O intuito do projeto é fazer com que haja a redução do desperdício e proporcionar aos vendedores uma forma mais ecológica e barata de se livrar do estoque de produtos que não foram vendidos.

A Amazon ainda cobrará 15 centavos de dólar para cada unidade de produto dos vendedores armazenada em seus armazéns, como já fazia antes do programa de doações. Porém, o programa irá ao menos garantir que os produtos serão doados para instituições sem fins lucrativos ou de caridade ao invés de descartar no lixo.

Fonte: The Verge