Como excluir ou desativar sua conta do Instagram

Redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram têm atraído uma enorme quantidade de críticas nos últimos anos, e abandonar estes serviços as vezes é necessário.

Por Tecnologia Pular para comentários
Como excluir ou desativar sua conta do Instagram

Com mais de um bilhão de usuários, o Instagram é hoje uma das redes sociais mais populares da web. É a oitava maior comunidade on-line do mundo, atrás do Facebook e de outras empresas da companhia de Mark Zuckerberg, como Messenger e WhatsApp, junto com os populares aplicativos internacionais de bate-papo WeChat, QQ e Viber. Se retirarmos aplicativos de mensagens da lista, o Instagram fica com a terceira colocação entre as maiores redes sociais do mundo, e segunda maior das Américas. Mas as vezes você pode simplesmente cansar, e querer cair fora do Instagram.

O Instagram é uma plataforma incrivelmente importante para usuários e marcas, com a maioria das pessoas escolhendo não apenas seus amigos, mas o conteúdo que desperta seus interesses. Se você usou o Instagram para conferir o que seus amigos da faculdade estão fazendo, ou para compartilhar as fotos que você capturou em uma viagem, é provável que o Instagram seja um dos aplicativos mais importantes do seu smartphone.

É claro que chega um momento em que você pode querer se desconectar de suas plataformas sociais, e não apenas temporariamente. Mais frequentemente do que nunca, as pessoas estão escolhendo excluir sua presença na interent para viver uma vida menos focada na cultura online. Se você está tentando proteger sua privacidade, excluindo suas sua presença de redes sociais, ou está apenas tentando reduzir o uso do seu smartphone, excluir suas contas de uma rede social pode levar a uma vida mais saudável - e isso é significa que a rede social em si esteja cometendo erros. Você apenas não quer isso para você, não mais.

Excluir permanentemente sua conta do Instagram pode parecer um grande passo, mas se você estiver pronto para se livrar da sua conta e conseguir ter mais tempo livre em sua vida, ou evitar a procrastinação, é fácil fazê-lo. Veja abaixo como excluir sua conta do Instagram para sempre. E se você quer apenas dar um tempo, também explicaremos como fazer isso.

Como excluir sua conta do Instagram permanentemente

Quando você exclui sua conta, o Instagram exclui sua conta e tudo que há nela. Isso significa que todas as suas fotos, curtidas e comentários serão removidos permanentemente. Se você mudar de ideia depois de excluir totalmente sua conta, não haverá retorno. Você não poderá ressuscitar uma conta antiga e não poderá recuperar dados excluídos. Você pode criar uma nova conta com o mesmo nome de usuário, mas estará começando do zero.

Antes de excluir sua conta, convém salvar um registro permanente de suas postagens, comentários e informações de perfil. Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Abra o Instagram e toque no ícone do perfil, no canto inferior direito;
  2. Toque nas três linhas verticais no canto superior direito;
  3. Toque em "Configurações" na parte inferior;
  4. Selecione "Segurança";
  5. Clique na opção "Baixar dados";
  6. Digite seu endereço de e-mail e toque em "Solicitar download".
w

Dentro de 48 horas, o Instagram enviará por e-mail um arquivo completo do seu perfil, contendo suas fotos, comentários, informações do perfil e tudo mais que você precisa acessar no futuro. 

Mesmo se você achar que nunca precisará desses dados novamente, é um passo importante para garantir que seus dados estejam protegidos, se porventura você quiser vê-los novamente. 

Depois de ter feito isso, veja como você pode excluir sua conta:

  1. Vá para a página especial Excluir sua conta, no seu dispositivo móvel ou desktop.
  2. Faça o login, se solicitado. Selecione um motivo para exclusão no menu suspenso. Você deve fazer isso para prosseguir.
  3. Digite novamente a senha da sua conta no espaço em branco fornecido.
  4. Clique ou toque em "Excluir permanentemente minha conta".

2

Como desativar sua conta do Instagram

Se você está apenas procurando uma pausa no Instagram, não seja precipitado. Considere desabilitar sua conta em vez de excluí-la. Desativar fará o logout e ocultará o seu perfil. No que diz respeito aos seus seguidores, você também pode ter excluído a conta. Mas, no que lhe diz respeito, você pode retornar a qualquer momento simplesmente fazendo login novamente. Siga estas etapas para desativar sua conta:

  1. Acesse Instagram.com a partir do seu smartphone ou computador. Você não pode fazer isso a partir do aplicativo;
  2. Faça o login, se solicitado;
  3. Clique ou toque no ícone do perfil no canto superior direito;
  4. Clique ou toque em "Editar perfil";
  5. Desloque-se para baixo e toque em "Desativar temporariamente a minha conta" à direita do botão "Enviar";
  6. Você será perguntado por que você está fazendo isso. Selecione uma opção no menu suspenso;
  7. Digite novamente a senha da sua conta;
  8. Clique ou toque em "Desativar conta temporariamente".

w

Observe que você só pode desativar sua conta do Instagram uma vez por semana, de acordo com as políticas do Instagram.

Problemas ao fazer login

Se você foi hackeado e deseja proteger suas informações pessoais, você pode não conseguir realizar as etapas. Infelizmente, não há como excluir ou desabilitar uma conta sem primeiro fazer login. Você também não pode apelar para o Instagram para fazer isso por você. Se você não consegue lembrar ou encontrar sua senha, ou se ela foi alterada por outra pessoa, siga estas etapas abaixo para recuperá-la.

  1. Abra o aplicativo;
  2. Toque em "Esqueceu a senha";      
  3. Se você tiver Android, escolha uma das seguintes opções: "Usar nome de usuário ou e-mail", "Enviar um SMS" ou "Efetuar login com o Facebook";
  4. Se você tiver o iOS, escolha uma das seguintes opções: "Nome de usuário" ou "Telefone";
  5. Siga as instruções após a sua seleção.

e

Se não tiver nenhum desses dados (nome de usuário, e-mail, número de telefone e senha) acesse "Solução de problemas de login";

 

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Minha foto
    Últimas notícias de Tecnologia