Como programar o envio de e-mails no Gmail

Embora o e-mail possa parecer uma coisa do passado, ele ainda é bastante utilizado para atividades formais, e depois da última atualização do Gmail, você não precisará mais depender de extensões de terceiros para agendar suas mensagens na plataforma.

Por | @oficinadanet Tecnologia Pular para comentários

O recurso de agendamento do Gmail pode ser uma ótima opção para quem não tem muito tempo, e não quer enviar mensagens à contatos pessoais e profissionais em horários inconvenientes. Se você não usa este recurso ainda, não sabe o que está perdendo. Essa ferramenta vai evitar que você seja aquela pessoa que envia e-mails no fim de semana. Em vez disso, você pode começar a fazer sua semana mais produtiva ainda no domingo.

Antes desse recurso, os usuários do Gmail precisavam confiar em aplicativos ou extensões de terceiros, como o Boomerang ou o IFTTT, para agendar suas mensagens para mais tarde, embora as alterações recentes tenham removido o suporte ao IFTTT. Felizmente, o recurso de programação nativa do Gmail é mais fácil do que ter que instalar uma extensão de terceiros, e é integrado de maneira mais elegante à interface do Gmail.

O Gmail é uma poderosa e gratuita solução de e-mail do Google, que tem mais de um bilhão de usuários no mundo todo. Uma coisa que o Google fez sabiamente é manter o conjunto de recursos do Gmail estável, permitindo espaço para uma ecosfera de complementos e ferramentas em torno do produto principal, para fornecer recursos adicionais que os usuários solicitam. 

Aniversário de 15 anos do Gmail 

O Gmail já existe há 15 anos, e para comemorar uma década e meia de existência, o Google adicionou vários recursos novos e aprimorados ao seu e-mail.

A composição inteligente foi atualizada e expandida para mais dispositivos e idiomas, e também ficou mais inteligente com a personalização com tecnologia AI. Mas a grande novidade é de fato o agendamento de e-mail, algo que as pessoas vêm pedindo há anos. 

O Gmail também adicionou outros recursos únicos à extensões, como o Boomerang, incluindo a capacidade de cancelar o envio de mensagens ou configurar lembretes automáticos de acompanhamento, embora o Boomerang ainda tenha adições úteis, como a capacidade de pausar sua caixa de entrada ou incorporar o rastreamento de mensagens. 

Ao anunciar o novo recurso, o Google disse que "você pode decidir quando seu e-mail será entregue na caixa de entrada de outra pessoa". A empresa diz que "adicionou um novo recurso que permite que você agende o envio de e-mails em uma data ou hora mais apropriada, o que é útil se você estiver trabalhando em fusos horários ou quiser evitar interromper as férias de alguém". 

Esperamos que mais desses recursos sejam adicionados ao Gmail no futuro. Enquanto isso, veja como programar e-mails, independentemente de você estar usando um navegador de web ou o aplicativo móvel do Gmail.

Porque agendar e-mails no Gmail? 

Agendar seus e-mails para enviar mais tarde é útil quando você:

  • Deseja enviar um e-mail estrategicamente para chegar em boa hora, se o destinatário estiver em um fuso horário diferente. 
  • Não quer que seu e-mail se perca na caixa de entrada do usuário (por exemplo, como acontece quando você envia e-mails em uma noite de sexta-feira). 
  • Deseja parecer atencioso (enviando um e-mail para o aniversário de um amigo, o no momento em que você se lembrar dele) ou produtivo (enviando e-mails às 8h da manhã de segunda-feira) 

Agendar mensagens do Gmail agora funciona a partir de suas contas pessoais e corporativas, tanto pelo smartphone quanto no computador. Procure a seta pelo botão enviar no navegador, ou os três pontos alinhados verticalmente no aplicativo.

Veja como fazer.

Agendar e-mails no Gmail pelo seu navegador

Quando terminar de redigir seu e-mail e você estiver pronto para agendar:

1. Localize a seta suspensa perto do botão de envio. Clique na seta e, em seguida, clique em Agendar envio. 

 2.  Aparecerá um menu que permite escolher a data e a hora em que você deseja que o e-mail seja enviado. Clique na opção "Escolher data e hora" para personalizar.

 3. Selecione a hora e clique em Programar envio. Uma caixa de mensagem aparecerá no canto inferior esquerdo, dizendo "Envio programado para...", onde você pode clicar em desfazer, se tiver cometido algum erro ou visualizado a mensagem.

 Agendar mensagem pelo app Gmail no seu smartphone ou tablet

1.  Se você estiver usando o aplicativo do Gmail para enviar um e-mail, localize os três pontos no canto superior direito.

2.  Toque nos pontos e selecione Agendar envio. 

3.  A partir daí, um menu aparecerá e você poderá adicionar a data e a hora do seu envio.

4.  Clique em Agendar envio. Uma caixa de mensagem aparecerá no canto inferior esquerdo dizendo "Envio programado para..." Você pode desfazer a ação ou visualizar sua mensagem.

E se eu precisar atualizar ou excluir o email?

Se você decidir que não deseja enviar o e-mail depois de ter agendado, ainda poderá excluí-lo, contanto que faça isso antes do horário agendado. Basta clicar em Programados, no menu principal, escolher o email que deseja excluir e selecionar Cancelar envio.

 cSe você precisar atualizar a hora ou a data em que o email está agendado para enviar, cancele o email. Um rascunho aparecerá, onde você poderá editar o conteúdo do e-mail e repetir as etapas listadas acima.

E então, o que achou desta novidade no Gmail? Compartilhe sua opinião nos comentários!

siga Oficina da Net no Instagram