Oficina da Net Logo

Como funciona o Torrent?

Os torrents funcionam baixando pequenos pedaços de arquivos de várias fontes da Web ao mesmo tempo. O download de Torrent é extremamente fácil de usar, e fora de alguns provedores de pesquisa de torrent, os próprios torrents estão livres de taxas de usuário.

Por | @oficinadanet Tecnologia Pular para comentários

O Torrent ganhou muita popularidade nos últimos anos, e cerca de 3,35% do tráfego total da Internet é gerenciado através do BitTorrent, trazendo cerca de 170 milhões de usuários por mês. O método é usado para baixar arquivos como filmes, livros, músicas, jogos, etc. Mas é um erro pensar em torrent como um processo normal de download. 

No torrent, o arquivo, em vez de ser baixado de uma única fonte ou servidor, é transferido por vários usuários que já possuem esse arquivo em seu computador.

No entanto, você pode evitar tais ameaças, optando uma serviço de VPN, que irá servir o seu compartilhamento de arquivos P2P na medida ideal.

O que é o Torrent?

O Torrent é um tipo de tecnologia de compartilhamento de arquivos Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P), na qual vários usuários podem se conectar e compartilhar seus arquivos, em vez de depender de um único site ou fonte para baixar os arquivos.

Um usuário pode não só baixar o arquivo da fonte direta, mas também de outros usuários do mesmo torrent, facilitando uma transferência e tornando mais suave entre os usuários. Cada um dos pares atua como um mini-servidor, o que reduz significativamente a carga da rede.

É fácil pesquisar um arquivo de sua escolha na internet e baixá-lo através de um torrent. No entanto, a experiência de torrent pode melhorar de maneira surpreendente quando os usuários conhecerem as técnicas que ocorrem sempre que um arquivo é baixado.

Como funciona o Torrent

Para entender o processo P2P, é essencial esclarecer alguns termos.

  • Pares: Todos os usuários envolvidos no compartilhamento de arquivos por meio do compartilhamento P2P torrent são chamados de pares. Dizem que são colegas, desde que continuem compartilhando arquivos na rede.
  • Semeadores: Um usuário que está baixando um arquivo de um torrent e simultaneamente o carrega para ser usado por outros usuários é conhecido como semeador.
  • Indexadores: Existem alguns sites que funcionam como um mecanismo de busca para os arquivos e conteúdo a serem baixados através de um torrent. Estes são conhecidos como indexadores. Alguns indexadores famosos são Piratebay, Extratorrent ou Torrentz, que são amplamente utilizados.
  • Rastreadores: Rastreadores são servidores que atuam como pontes entre os pares. Eles direcionam os pacotes de usuário para usuário e também ajudam a encontrar parceiros na rede para um download específico.
  • Enxames: Um número de pares baixando ou enviando os mesmos arquivos torrent são chamados de enxames.
  • Sugadores: Os pares que baixam um arquivo, mas restringem o upload de seu servidor ou param o torrent assim que seu arquivo é baixado para evitar o upload, são chamados de Sugadores (Leechers). 
  • Cliente BitTorrent: Um dos principais requisitos para o torrent é a presença de um cliente. Normalmente, o 'uTorrent' permite o processo, combinando os fragmentos de muitas sementes, montando-os e gerenciando o download.

Por que as pessoas usam Torrent?

Há sempre muitas opções para qualquer tarefa específica. Há certas opções para baixar arquivos da Internet, dentre os quais o download direto e o torrent são os meios usados.

O interesse das pessoas em relação ao torrente nos leva a questionar quais são as principais razões pelas quais as pessoas preferem o torrent em vez da opção de download regular. Aqui estão algumas razões que fazem o torrent suplantar a última opção.

  • A razão mais proeminente para usar o torrent é que ele é gratuito. O requisito é um software instalado, como uTorrent, e o download pode ser feito sem custo.
  • O servidor de download nunca será desativado. Como o arquivo não é totalmente carregado em um único servidor, sempre haverá outros servidores suportando o processo de download.
  • Gerenciar downloads é muito mais fácil com o software de torrent, já que eles podem ser pausados e reiniciados.
  • Um download mais rápido é possível através de torrents que são melhor semeados.
  • Torrent também entretém o download de vários arquivos de uma só vez.

Como usar Torrent?

Passo 1: Baixe um software de Torrent:

O primeiro passo para o torrent é o download de um cliente de torrent, como uTorrent e BitTorrent, que são fáceis de usar e também gratuitos.

Esses softwares facilitam o download de arquivos torrent, conectando-se a outros usuários e gerenciando o upload e o download.

Passo 2: Procure por um Torrent para baixar:

Depois de baixar um software, o próximo passo é procurar o arquivo que você precisa baixar nos sites (indexadores). Ao encontrar o arquivo desejado, certifique-se de que ele tenha muitos semeadores genuínos, e tenha boas críticas no site. Isso garante que o arquivo não seja corrompido e não possua vírus.

Passo 3: Baixe o arquivo Torrent:

O arquivo torrent pode ser baixado clicando no botão de download, ou no ícone magnético ao lado dele. O botão magnético promove o download sem ter que baixar o arquivo '.torrent'.

Passo 4: Adicione o arquivo Torrent ao software:

Uma vez que o arquivo .torrent é baixado, o próximo passo é abrir o arquivo no software de torrent. Adicione o arquivo .torrent ao software e selecione o destino desejado para o seu download. Isso iniciará o download no software.

Os recursos de um software uTorrent incluem a pausa e retomada do download, além de adicionar ou excluir os arquivos torrent.

Ele exibe informações sobre o número de pares aos quais você está conectado, as semeadoras do arquivo e a velocidade de upload e download.

Download Torrent é seguro?

Sim, é seguro, o uTorrent está livre de todos os malwares e vírus. O risco de torrent ser inseguro está nos arquivos baixados, e é aí que você deve ter um cuidado extra.

Os arquivos disponíveis na internet podem ser seguros ou inseguros. É importante conhecer o arquivo e os dados nele contidos. Alguns arquivos podem conter conteúdo fraudulento, que pode danificar gravemente a máquina do usuário.

Ele também compartilha suas informações e endereço IP com outros colegas e suas informações pessoais podem ser facilmente rastreadas pelos trolls de direitos autorais e ISPs. Por isso, use um bom antivírus.

Torrent é legal ou ilegal?

Um debate confuso pode sempre refletir a legalidade do torrent. Para entender isso, é importante saber que o torrent é uma forma de compartilhamento de arquivos entre os usuários, e o torrent não pode ser chamado de ilegal.

O aspecto legal do torrent depende do arquivo que está sendo baixado. Se o arquivo compartilhado por ele não for restrito ou protegido por direitos autorais, o uso de torrents é legal, porém o download de arquivos não autorizados e protegidos por direitos autorais é ilegal e, portanto, o compartilhamento ou tais arquivos têm suas próprias consequências.

Mantendo a segurança durante os downloads

Para evitar problemas com direitos autorais e golpes, siga as dicas abaixo.

Use uma VPN

Uma VPN é o método mais seguro para proteger seus "dados pessoais" e "metadados" ao usar o torrent. Ele oculta o seu endereço IP real e o altera para outro endereço de IP, tornando-se impossível rastreá-lo.

Outra vantagem do uso de VPN é a criptografia do seu tráfego da Internet, para que você não seja rastreado por hackers. A VPN protege todas as suas atividades na web e, portanto, fornece uma experiência de internet segura e privada.

Evite o download de conteúdo ilegal

Para evitar quaisquer problemas, é necessário não baixar arquivos e materiais protegidos por direitos autorais via torrent. Esses são os arquivos que originalmente não podem ser compartilhados sem permissão ou certas cobranças, mas o torrent ainda os fornece.

 

 

Assista ao nosso último vídeo: