Os elementos visuais são os aspectos fundamentais do web design, englobando tudo o que se pode enxergar, como logotipos, panfletos, banners, apresentações de slides, texto, esquema de cores, gráficos e muito mais.

São esses elementos visuais que chamam a atenção do usuário e, de certa forma, chamam a atenção do usuário ao produto ou serviço oferecido por uma empresa. Basta dizer que os elementos visuais e os gráficos de páginas da Web definem os limites de um site. É vital para o web design, pois estimula os sentidos estéticos e aumenta a sensação de conexão. É aqui que os designers gráficos entram em cena.

Eles são os indivíduos por trás desse processo criativo. E o uso de softwares para design gráfico faz toda a diferença na qualidade do trabalho final. Dentre os softwares mais conceituados, estão o Adobe Photoshop e o CorelDraw. 

Estes softwares tornam mais fácil para os designers da web para projetar e manipular imagens. Vamos analisar os dois e entender a diferença entre eles.

O que é o Adobe Photoshop?

Adobe Photoshop
Adobe Photoshop

O Photoshop é um dos programas de software de edição de imagem mais sofisticados e com recursos avançados, desenvolvido pela Adobe Systems, para sistemas operacionais Mac e Windows. É uma excelente ferramenta, especialmente projetada para levar suas habilidades de edição de imagens e gráficos em movimento a um nível superior. É usado principalmente por designers gráficos e fotógrafos profissionais.

O software é baseado no sistema de gráficos raster, o que significa que é usado para interpretar dados em pixels. Raster significa pixel, que é uma estrutura de dados matricial, basicamente uma sequência de linhas horizontais chamadas pixels. É uma das formas comuns de criar gráficos de computador. O Photoshop transforma vetores, camadas de texto ou qualquer tipo de gráfico em imagens de bitmap simples feitas de pixels.

O que é o CorelDraw?

CorelDraw
CorelDraw

O CorelDraw é um software de design gráfico baseado em janelas, desenvolvido e comercializado pela Corel Corporation. É basicamente um editor de gráficos vetoriais que cria e edita imagens digitais, através de uma seqüência de comandos ou equações matemáticas.

Ele cria imagens geradas por computador que são definidas em termos de pontos 2D, para criar imagens em uma exibição de varredura. Imagens vetoriais são construídas usando fórmulas matemáticas em vez de pixels. É também um dos programas de edição de imagens incluídos na Suíte de Gráficos da Corel, junto com o Corel Photo-Paint, um programa avançado de edição de fotos.

É usado principalmente para criar imagens e ilustrações baseadas em vetores, e para criar logotipos, cartões de visita, panfletos, códigos de barras, etc.

Diferença entre o CorelDraw e o Photoshop

Ambos são os programas de software de design gráfico comuns e amplamente usados ​​pelos designers. Mas, embora ambos sejam comumente usados ​​por designers, eles são bastante diferentes em seu ponto forte. 

O Adobe Photoshop é um programa de varredura, que é usado para interpretar dados em pixels e é usado para praticamente qualquer tipo de edição de imagens, como a criação de gráficos, infográficos, touchups, apresentações ou até mesmo a criação de banners de alta qualidade. O Photoshop é um dos melhores e mais conceituados softwares de editar imagens.

O CorelDraw, ao contrário, é um software gráfico baseado em vetores, o que significa que ele usa equações matemáticas para criar gráficos e obras de arte. Ele não é capaz de entender a ideia de pixels.

Uso do CorelDraw e do Photoshop

Para trabalhar com sucesso com imagens vetoriais sem o uso de pixels, você precisará do CorelDraw, que é especializado em arte vetorial. Ele é usado principalmente por profissionais criativos para criar e editar ilustrações e imagens baseadas em vetores, como design de logotipos, organização de layouts de impressão e retoque de fotografias. É comumente usado para criar logotipos, cartões de visita, painéis, banners, panfletos, etc.

Todos os efeitos criativos são feitos no Photoshop, permitindo que você trabalhe com imagens, camada por camada, para efeitos detalhados e manipulação de imagens. Ele também permite que os usuários cortem, redimensionem e corrijam as cores das fotografias digitais para as necessidades e exigências precisas.

Resumo das diferenças entre CorelDraw e Photoshop

A principal diferença entre os dois é a tecnologia na qual eles são baseados. O Photoshop é um excelente programa usado principalmente para criar imagens, edição de fotos e design gráfico, ou para adicionar efeitos especiais às imagens.

O Photoshop é baseado em pixels, enquanto o CorelDraw é usado principalmente para gráficos baseados em vetores, e é muito parecido com o Adobe Illustrator.

O Photoshop é usado principalmente por web designers e fotógrafos profissionais. O CorelDraw, ao contrário, é usado para criar arte usando equações matemáticas em vez de usar pixels, e é usado principalmente para design de logotipos, cartões de visita, códigos de barras, panfletos, banners e outros trabalhos do gênero.

Em suma, ambos os programas levam você para o mesmo lugar, mas a idéia em que eles se baseiam é muito diferente. A versão da Adobe para o CorelDraw é o Illustrator.